sábado 23 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Deputado rebate críticas do governador Rui Costa ao presidente Bolsonaro
sábado 13 de fevereiro de 2021 às 14:37h

Deputado rebate críticas do governador Rui Costa ao presidente Bolsonaro

NOTÍCIAS


A declaração do governador da Bahia, Rui Costa (PT), sobre o presidente da República, Jair Bolsonaro, tem gerado repercussões negativas, especialmente, pelo fato do gestor baiano afirmar que o chefe do executivo nacional não é um bom representante para o cargo que ocupa. A ala Bolsonarista se manifestou, a exemplo, do deputado estadual Capitão Alden que fez duras críticas ao governador.

“Bolsonaro enviou R$ 10,4 bilhões em recursos para o estado na somatória de auxílios enviados durante a pandemia para a Bahia e municípios baianos. O nosso presidente inaugurou obras importantes na Bahia e agora esse dito governador quer desqualificar o trabalho do Governo Federal? Quem é ele na fila do pão?”, questiona Alden.

Para o deputado, o governador Rui Costa esquece que, justamente, em sua gestão a Bahia registra vários indicadores negativos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a Bahia não atingiu a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019, tendo o 3º pior desempenho do país entre alunos do Ensino Médio.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no levantamento divulgado em agosto de 2020, a Bahia teve a maior taxa de desemprego do Brasil, o que representava na época 4,876 milhões de trabalhadores sem emprego no estado. O IBGE apresentou também o indicador que desde 2012 a Bahia não apresentava números tão negativos como o alcançado em 2020.

Em outra pesquisa também divulgada em 2020, o IBGE apresentou que quatro em cada dez moradores da Bahia (40,4% da população) estavam abaixo da linha da pobreza em 2019, segundo a Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2020. Pouco mais de 1 em cada 10 (12,5%) estavam abaixo da linha da extrema pobreza. Com isso, a Bahia tem o segundo maior número absoluto de pobres do país (6,006 milhões) e o maior número de extremamente pobres (1,853 milhão).

Por último, conforme gráficos apresentados pela assessoria do parlamentar, que apresentou o Atlas da Violência 2020, um documento produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgou que pelo quarto ano seguido a Bahia lidera o ranking de número de homicídios no Brasil. De acordo com o levantamento, de 2015 a 2018, por exemplo, 27.457 pessoas foram assassinadas no estado.

Veja também

Após extensa agenda em Londres, Débora Régis diz: “Vamos tirar a cidade do atraso”

A prefeita eleita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), retorna nesta sexta-feira (22) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!