A segurança nas estradas e a preservação da vida humana são constantes preocupações do deputado Jurandy Oliveira (PP), que apresentou na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA) o Projeto de Lei 23.424/2019, tornando obrigatória a identificação e instalação de iluminação nas passarelas, faixas de pedestres e lombotravessias em rodovias, estradas e vicinais.
O decano da Casa Legislativa cita os dados de um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta o Brasil, mais uma vez, entre os países com trânsito mais violento do mundo, na 56ª posição em um ranking de 180 países.
O mesmo estudo, continua o parlamentar, indica que, entre as mais de 1,25 milhões de pessoas que perdem a vida anualmente no trânsito em todo o planeta, 23% são motociclistas, 22%, pedestres, e 4%, ciclistas.
Jurandy acrescenta que o PL tem por objetivo “proporcionar segurança a estes atores, tornando mais rápida e segura a tarefa de atravessar as estradas e rodovias”. O progressista entende que a segurança nas estradas “requer população consciente e infraestrutura funcional adequada, com identificação e iluminação das condições técnicas do local”.
Outra questão envolve o uso das passarelas e lombotravessias, quando as pessoas têm de caminhar um pouco mais para chegar às suas residências. Para o deputado, “é indispensável a sinalização e iluminação das mesmas, principalmente no horário noturno, para que acidentes sejam evitados”.