O deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), projeto de resolução propondo a concessão da Comenda 2 de Julho, mais alta honraria do Legislativo baiano, ao tenente-coronel Geraldo Ramos Ribeiro, em reconhecimento à sua trajetória e ao excelente serviço prestado à população baiana.
O parlamentar informa que o tenente-coronel Geraldo Ramos Ribeiro nasceu na cidade de Jequié, é casado e possui o curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia (aspirante 1986). É bacharel em Direito pela Universidade Católica de Salvador, especialista em ciências criminais e violência pela Unijorge, especialista em segurança pública pela Uneb.
O militar possui diversos cursos, como o de Assistência Humanitária e Jurídica ao Imigrante, pela Fundação da Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia, o de Gerenciamento de Crise, pela Polícia Militar da Bahia e o de Direito Penal Militar, pela Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes.
Geraldo Ramos Ribeiro foi assessor jurídico do programa Momento do Presidiário, pela Rádio Bahia; coordenador-geral da unidade formadora de aprendizes da Instituição Beneficente Conceição Macedo; comandante da 4a companhia do 8º batalhão; comandante da Rondesp do 9º Batalhão em Vitória da Conquista; comandante da Companhia da ilha de Itaparica; comandante da Companhia do Presídio de Salvador – Batalhão de Guarda, e comandante do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros.
Foi ainda comandante da 1ª Companhia do 12º Batalhão em Camaçari; coordenador jurídico do Departamento de Promoção Social da Polícia Militar da Bahia; diretor do Colégio da Polícia Militar – unidade Dendezeiros; chefe de planejamento operacional do Comando Regional Bahia de Todos-os-Santos, e atualmente é comandante da Companhia de Comandos e Serviços do Quartel do Comando-Geral.
Jurailton Santos conta ainda que o tenente-coronel recebeu inúmeras condecorações pela sua atuação profissional, como a Medalha Cruz de Fogo, do Corpo de Bombeiros da Bahia, pela participação no salvamento de vidas na tragédia do retiro em 1996, Medalha Valor de Tropa da Polícia Militar da Bahia, pelo grande desempenho operacional; e a Medalha Marechal Argolo, pela dedicação integral ao serviço público.
“Assim sendo, este homem honrado, que tem dedicado sua vida à gestão pública baiana, o tenente-coronel Geraldo Ramos Ribeiro, merece aplausos e reconhecimento desta Casa Legislativa no sentido de bem modelar a honraria da Comenda 2 de Julho, por mérito e fruto da sua rica e destacada atuação profissional em prol do povo baiano”, concluiu o deputado.