Em indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Jacó (PT) pediu ao governador Rui Costa (PT) a inclusão da sede da Sociedade Protetora dos Desvalidos no roteiro turístico da Secretaria de Turismo da Bahia. Localizada no Largo do São Francisco (Pelourinho), num belo e conservado casarão azul, a SPD foi fundada há 190 anos, sob a liderança de Manoel Victor Serra.
Ao justificar o pedido, o parlamentar explica que a SPD teve um papel destacado na luta pelo fim da escravidão e na assistência aos recém-libertos.
“Na terceira década do século XIX, um grupo de negros livres, inspirado nos ideais de solidariedade, fraternidade e caridade, agremiou-se com o propósito de angariar e poupar recursos econômico-financeiros, visando dentre outras providências efetuar compra de cartas de alforria para negros escravizados, prevenir e evitar situações de indigências de seus familiares, extensivos a outras pessoas, como atitudes filantrópicas”, relatou o deputado, do documento.
Segundo ele, em função do modelo de realidade social e legal da época, que proibia aos negros, mesmo livres, o gozo da plena cidadania, não era permitido a eles constituir sociedades civis. “Os fundadores estabeleceram então uma devoção na Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Quinze Mistérios, a qual deram depois a denominação da Irmandade de Nossa Senhora da Soledade Amparo dos Desvalidos, formalizada em 16 de setembro de 1832”, contou.