Em indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) propôs ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) a construção de um Hospital Ortopédico na Região Metropolitana de Feira de Santana.
No documento, o parlamentar explica que o município de Feira de Santana possui, atualmente, uma população de cerca de 616 mil habitantes, segundo o último censo demográfico realizado no ano de 2022 pelo Instituto Brasileiro Geografia e Estatística (IBGE). “A cidade está em uma zona de influência de diversos outros municípios que encontram em Feira de Santana a prestação de serviços, especialmente no âmbito da saúde, seja público ou particular. Não obstante, a atual estrutura oferecida na cidade não é condizente com a elevada demanda por esse serviço”, argumentou.
Ainda de acordo com o legislador, dados do município de Feira de Santana indicam que mais da metade dos leitos de hospitais e a ocupação das unidades de saúde são decorrentes de acidentes de trânsito. “Muitas vezes, os acidentes ocasionam falecimento das vítimas e também resultam em graves danos à saúde física dessas pessoas. Apesar disso, hoje, na região de Feira de Santana, não há unidades de saúde especializadas em tratamento ortopédico que possam atender a esses pacientes e tratar das sequelas”, justificou Pablo Roberto.
O deputado ainda explicou que a construção do Hospital Ortopédico Estadual na Região de Feira de Santana vai auxiliar no desafogamento da fila da regulação e do Hospital Geral Clériston Andrade.