sábado 4 de maio de 2024
O deputado estadual Antonio Henrique Júnior (PP) Foto: Divulgação
Home / CARNAVAL / Deputado parabeniza Secretaria da Segurança Pública da Bahia pela Operação Carnaval 2023
quinta-feira 2 de março de 2023 às 18:10h

Deputado parabeniza Secretaria da Segurança Pública da Bahia pela Operação Carnaval 2023

CARNAVAL, NOTÍCIAS, SEGURANÇA PÚBLICA


O deputado estadual Antonio Henrique Júnior (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), uma moção de aplausos aos integrantes dos órgãos que compõem a estrutura organizacional da Secretaria da Segurança Pública, do Estado da Bahia (SSP/BA), “pelo planejamento, organização e execução exitosa da Operação Carnaval / 2023”.

“Baseado nos dados divulgados pala Secretaria da Segurança Pública, a Operação Carnaval/2023, foi coroada de êxito. Amparada em um planejamento cuidadosamente elaborado, com foco em um moderno aporte tecnológico, com destaque para as câmeras de reconhecimento facial, cuja ação resultou na prisão de 79 foragidos, com a capacitação e o comprometimento dos integrantes da Secretaria da Segurança Pública, tanto na atuação operacional, quanto no suporte administrativo, resultando que a maior festa popular do planeta transcorresse num clima de tranquilidade e com registro de ocorrências de pequeno potencial, comparando com o Carnaval/2020”, escreveu o parlamentar, no documento.

Antonio Henrique informou que a Operação Carnaval/2023 contou com cerca de 30 mil agentes, que estiveram a serviço da segurança de baianos e turistas durante a festa momesca. O ponto alto, segundo ele, foi “a atuação conjunta das forças de segurança através das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Polícia Técnica”.

A atuação de agentes de segurança nos circuitos oficiais da festa foi destacada pelo deputado, que elogiou a presença da PM também no Carnaval de bairros, em Cajazeiras X, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Plataforma, Pau da Lima, Piatã (Palco do Rock) e Nordeste de Amaralina (Circuito Mestre Bimba), “garantindo a segurança do folião com policiamento nas ruas, por meio de postos elevados de observação e patrulha, e, no entorno imediato, com a tropa especializada”.

Antonio Henrique também elogiou a forma exitosa como a Operação Carnaval 2023 foi articulada em cerca de 70 cidades do interior do estado, aumentando, segundo ele, de forma exponencial o desafio para a Segurança Pública do estado. “A Central de Controle, com 43 órgãos funcionando 24 horas durante todo o período do Carnaval e pré-Carnaval, também foi muito importante para que o acionamento dos órgãos municipais, estaduais e federais fosse mais célere para a integração de todas as polícias”, constatou.

Como resultado das ações da Operação Carnaval 2023, houve, de acordo com o legislador, uma diminuição geral do número de ocorrências. “Os registros de lesões corporais foram reduzidos de 120, em 2020, para 58 casos, este ano. As ocorrências de crimes contra o patrimônio, incluindo furtos e roubos, também apresentaram diminuições, de 1247, em 2020, para 1089, neste ano. As ações ostensivas da PM e com equipes infiltradas da PC resultaram em 42 prisões em flagrantes por roubo, furto, tráfico de drogas e brigas. Nos Portais de Abordagem e em ações pontuais nos circuitos, foram apreendidas 1.300 armas brancas, entre espada, facas e canivetes”, elencou Antonio Henrique Jr.

Ele contou ainda que o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) realizou atendimento a 664 ocorrências, nos circuitos Batatinha, Osmar e Dodô. Dessas, 651 foram de atendimentos pré-hospitalares, 13, de busca e resgate, além de 1.209 repasses de orientações e ações de prevenção.

O parlamentar ressaltou ainda que a Operação Folia em Paz garantiu ações ostensivas nos principais corredores de tráfego da capital baiana, resultando na apreensão de duas armas de fogo, na condução de 24 pessoas para delegacias, em 12 prisões em flagrante, além de dois mandados de prisão cumpridos e registro de 17 ocorrências de apreensões de drogas. “Foram abordadas 5.861 pessoas, 782 carros, 1.037 motos, 180 coletivos, 112 táxis, 832 pontos de ônibus e cinco veículos foram recuperados. A Folia em paz contou com o trabalho das equipes das operações Gêmeos e Apolo, das Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPT/Rondesps) e do Esquadrão de Motociclistas Asa Branca (Feira de Santana)”.

Por fim, o deputado disse que, nas rodovias baianas, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) realizou abordagem a 9.864 veículos e 10.027 pessoas entre sexta-feira (17 de fevereiro) e terça-feira (22 de fevereiro), com apreensão de duas armas de fogo, três pessoas presas em flagrante, duas pessoas foram conduzidas a delegacias, seis veículos foram recuperados, 92 veículos foram retidos. A BPRv ainda registrou 12 ocorrências de acidentes e socorreu quatro pessoas com ferimentos graves. E as equipes da Polícia Militar realizaram atendimento a 91 turistas.

“Diante dos números expostos, que retratam de forma real o sucesso da Operação Carnaval 2023 e afirmam o acerto do planejamento, operação e execução por parte da SSP/BA, que aproveito o ensejo desta moção de aplauso para parabenizar todo o staff da Segurança Pública da Bahia pelo sucesso dessa operação”, concluiu Antonio Henrique Jr.

Veja também

Resultados negativos mais espalhados entre atividades chama atenção em março, diz IBGE

As altas registradas na fabricação de produtos alimentícios (1,0%), produtos têxteis (4,5%), impressão e reprodução …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas