O deputado estadual Niltinho (PP) protocolou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), moção de congratulações à população de Camaçari, pela passagem do 263º aniversário de emancipação política do município. No documento, o progressista lembrou a história e ressaltou características e qualidades da cidade homenageada, chamada inicialmente Camassary, nome de origem tupi-guarani que significa “árvore que chora”.
A história de Camacari, segundo o parlamentar, começou em 1558, com a instalação dos jesuítas João Gonçalves e Antônio Rodrigues nas margens do Rio Joanes, para formar a Aldeia do Divino Espírito Santo. Posteriormente surgiu a Companhia de Jesus com o intuito de catequizar os índios Tupinambás que ali viviam.
“Nesta região, anos mais tarde, foram organizadas tropas de resistência para expulsar os holandeses da Bahia. Com assinatura do decreto de emancipação pelo Marques de Pombal e expulsão dos jesuítas, o nome do povoado passou a ser chamado de Vila Nova de Abrantes e posteriormente de Vila de Abrantes”, narrou.