O deputado estadual Júnior Muniz (Progressistas) apresentou nesta última sexta-feira (8) indicação ao governador na Bahia para viabilização de medidas de acesso, por meio da ferramenta digital aplicativo – APP, de informações médicas dos pacientes com COVID-19 internados nas Unidades de Saúde públicas e privadas, no Estado da Bahia, como forma de manter familiares cientes do quadro clínico do paciente.
A proposta surgiu diante do aumento considerável da movimentação de entes familiares nas unidades de saúde na busca de informações sobre pacientes com COVID-19. E mesmo assim, com tentativas presenciais, familiares relatam dificuldades de acesso ao quadro de saúde do paciente. A situação tem gerado aglomeração de pessoas, além de ferir as determinações do distanciamento social.
Nesse sentido, o deputado Júnior Muniz defende essa medida como mais uma forma de contenção à pandemia, visto que restringe a proximidade de pessoas em local com alto risco de contágio, além do cuidado com a saúde mental de pacientes e familiares. “É desesperadora a ideia de não poder ter contato com seu ente infectado, imagine ter que conviver com a ausência de informações clínicas e reações do tratamento. Esperamos que o governador da Bahia se sensibilize para melhorar a comunicação entre as equipes de saúde e os familiares sobre o vírus, a situação do tratamento, casos suspeitos e confirmados, prontuários médicos, dentre outros. Isso é questão de saúde pública perante a nossa nova realidade”, argumenta o progressista.