sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / POLÍTICA / Deputado Hilton Coelho apresenta indicações para enfrentamento da pandemia
quarta-feira 29 de abril de 2020 às 15:01h

Deputado Hilton Coelho apresenta indicações para enfrentamento da pandemia

POLÍTICA


O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) apresentou uma série de indicações, exaradas pelo Legislativo baiano, endereçadas aos governos federal e estadual, além da Prefeitura de Salvador, para contribuir no enfrentamento à crise sanitária do coronavírus (covid-19). Parte delas atende às comunidades quilombolas e indígenas, micro e pequenas empresas e moradores da Ilha de Maré, pertencente à capital do estado.

Endereçadas ao governador Rui Costa e ao prefeito ACM Neto, o parlamentar sugeriu que os governos incentivem a fabricação de máscara de pano pelas micro e pequenas empresas de malharia espalhadas pela Bahia, no caso do governo estadual, e em Salvador, em relação ao prefeito da cidade. O objetivo, diz Coelho, é garantir a continuidade dos empregos e, ao mesmo tempo, a proteção da população baiana.

“O ideal é a utilização da máscara modelo N95. Entretanto, como há falta deste produto no mundo inteiro, artigos científicos e especialistas estão recomendando o uso de outros tipos de máscaras, inclusive a de pano que, apesar da menor proteção, já garante algum tipo de barreira contra o espraiamento do vírus”, justifica o legislador, lembrando que o governo estadual distribuirá máscaras para a população e um edital de licitação está aberto para a compra de até 10 milhões de unidades.

Em outro documento, o deputado solicita, aos governos do Estado e da capital, a disponibilização de uma “ambulancha” para atender as necessidades da população de Ilha de Maré, durante o período da pandemia. “É urgente garantir o acesso à saúde, especialmente para os segmentos que têm maior dificuldade de locomoção, dada a existência de barreiras físicas, como é o caso da Ilha de Maré”, argumentou.

Hilton Coelho também encaminhou à Presidência da República e ao Governo da Bahia pedido para que se crie um plano de contingência para o enfrentamento do coronavírus em todas as comunidades quilombolas e indígenas do país, em especial na Bahia, “garantindo, ao menos, a proteção integral à saúde e à segurança alimentar”.

Para o socialista, é urgente garantir a segurança alimentar e sanitária dos territórios quilombolas e indígenas: “Algumas comunidades podem ser muito mais afetadas pela epidemia do coronavírus, dada a fragilidade das políticas de saúde pública e segurança a elas direcionadas. Para fazer frente a esta situação, é necessário que o governo federal e o estadual criem plano de contingência estruturado para enfrentamento da epidemia”.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!