Destacando a importância do profissional de imprensa numa democracia, o deputado Hassan (PP) saudou o Dia do Jornalista, comemorado no dia 7 de abril, e registrou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), moção de congratulação pela data, e de solidariedade, condenando a violência crescente contra a categoria no Brasil e no mundo. Citando números divulgados pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o deputado lamentou que no ano de 2022 o Brasil tenha permanecido como um país adverso aos jornalistas e violador da liberdade de imprensa, com o registro de 376 casos de agressões à categoria. Na Bahia foram 14 casos, número que nesse ano já chega a cinco.
Hassan afirma que é fundamental que os profissionais de Comunicação tenham segurança e tranquilidade para exercer sua importante atividade, e elogiou a iniciativa da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba), que lançaram a Rede de Combate à Violência Contra Profissionais de Imprensa, um coletivo destinado ao enfrentamento dessa realidade.
Ao justificar sua moção, Hassan afirmou que “a importância social dessa profissão é inegável, constituindo-se num dos pilares da democracia, transmitindo informação à população e registrando a história”. Ele parabenizou a equipe de jornalistas da Assembleia Legislativa, tanto da Ascom como da TV Alba e os assessores de Imprensa dos parlamentares. O deputado também congratulou-se com os jornalistas que diariamente cobrem as atividades do legislativo, “informando a sociedade e os eleitores as ações aqui desenvolvidas em prol da Bahia”.