O deputado estadual Binho Galinha (Patriota) parabenizou Feira de Santana pelo 191º aniversário de emancipação política e administrativa do município, celebrado mesta quarta-feira (18). Por meio de uma moção de congratulações, protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o parlamentar exaltou a história da cidade, localizada no Portal do Sertão.
Segundo o deputado, a história de Feira de Santana começou no século XVIII, quando o casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa ergueu, em suas terras, uma capela dedicada a sua santa de devoção, Senhora Sant’Anna. Conforme contou o legislador, depois da construção da igrejinha, o local passou a ser ponto de parada obrigatória para os tropeiros que trafegavam, indo e vindo do Porto de Cachoeira, a vila mais importante da Bahia na época e que era proprietária do território onde surgiu a cidade de Feira de Santana.
“Os viajantes vinham do alto Sertão baiano e de outros estados. Devido a este grande movimento de pessoas que passaram a morar na localidade, o lugarejo se desenvolveu bastante, sendo transformado em Vila no ano de 1.832, com a denominação de Villa do Arraial de Feira de Sant’Anna, nome este, inspirado na Feira Livre e na Santa que se tornou padroeira local”, relatou Binho Galinha.
De acordo com o parlamentar, a elevação à condição de cidade ocorreu em 18 de setembro de 1.833, passando a se chamar Feira de Santana. “Feira de Santana é uma terra amiga, calorosa, receptiva, que recebe todos de braços abertos. Feira de Santana é a terra da nossa querida heroína Maria Quitéria. Terra onde foi realizada a primeira micareta do Brasil e que serve de inspiração para todas as outras micaretas do país. Terra do maior entroncamento rodoviário do norte/nordeste do país. Terra que é sede da Região metropolitana e tem uma população maior do que oito capitais do Brasil. Terra que é cortada por três rodovias federais, BRs 324, 116 e 101”, afirmou.
Com uma população de 657.948 habitantes, segundo dados do IBGE/2024, ocupando uma área territorial de 1.304 km², Feira de Santana possui uma economia pujante e diversificada, com milhares de estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços.
“Possui um belíssimo e histórico mercado de arte popular, com suas comidas típicas e belíssimo artesanato. Terra que tem o Centro de Abastecimento, um dos maiores entrepostos comerciais do Brasil, que recebe diariamente produtos de diversos estados do país. Foi carinhosamente chamada de ¨Princesa do Sertão¨, por Ruy Barbosa quando visitou em 1.919 a cidade. Nesta data especial quero parabenizar todos os moradores, um povo hospitaleiro, ordeiro e trabalhador, pelo transcurso do seu aniversário de emancipação política e administrativa”, concluiu.