domingo 22 de dezembro de 2024
Imagens: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Deputado baiano pede providências quanto à demissão de bancários
sábado 21 de novembro de 2020 às 07:47h

Deputado baiano pede providências quanto à demissão de bancários

NOTÍCIAS


O deputado estadual Euclides Fernandes (PDT) criticou a demissão progressiva de servidores de agências bancárias no País. Por meio da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o parlamentar indicou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e ao presidente do Banco Central, Roberto Campos, a realização de ação conjunta para coibir os desligamentos que têm sido justificados pelos sucessivos fechamentos dos caixas de atendimento ao vivo.

Segundo Euclides Fernandes, a substituição demasiada de funcionários por caixas eletrônicos poderá vir a gerar, em pouco tempo, mais uma crise de desemprego. “O mercado está praticamente parado, e esses demitidos não terão onde buscar novo emprego. Isso aumentará consideravelmente o percentual de desemprego. Além do mais, a rede bancária é um dos principais empregadores do País”, analisou.

Ainda de acordo com o legislador, em Salvador, os bancos Itaú e Santander têm liderado o procedimento de substituição de funcionários por máquinas. “Algumas agências já não têm mais caixas de atendimento. Todas as operações são pelo caixa eletrônico. Acredita-se que seja consequência de idênticas ações que estão sendo procedidas na Europa e nos Estados Unidos. Porém, há que se considerar que as gerações acima de 45 ou 50 anos não estão familiarizadas com as operações em caixas eletrônicos, causando transtornos a muitos clientes”, pontuou.

Para o deputado, as ações via internet e computadores foram desenvolvidas de maneira demasiadamente célere, o que fez com que pessoas com atividades em outros setores não tivessem oportunidade de acompanhar esse progresso eletrônico, ficando assim dependente de terceiros para operar as máquinas. Fernandes ainda ponderou a ação dos bancos pelo fato de o Brasil estar ultrapassando uma crise sanitária de grandes proporções.

“Há, ainda, que considerar a pandemia do Coronavírus, que vem causando transtornos em todos os segmentos da economia, e não é possível que se fique de braços cruzados enquanto os bancos, visando apenas o lucro operacional, hajam sem nenhuma consciência para a atual situação”, concluiu.

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!