domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Home / NOTÍCIAS / Deputado baiano pede informações sobre retirada de dados sobre saúde do povo negro do Ministério da Saúde
quinta-feira 18 de junho de 2020 às 17:19h

Deputado baiano pede informações sobre retirada de dados sobre saúde do povo negro do Ministério da Saúde

NOTÍCIAS


Diante da retirada do levantamento de 2018, sobre a saúde da população negra no país, do portal do Ministério da Saúde, o deputado federal baiano Valmir Assunção (PT) protocolou um requerimento de informação destinado ao ministro interino, Eduardo Panzuello. “Estamos diante de um provável caso de racismo institucional, agora promovido pelo Ministério da Saúde. Há denúncias de que a pasta pretende diluir estes dados, para invisibilizar o desmonte das políticas voltadas para a população negra. Estamos dando a oportunidade para que o ministro responda o porquê da retirada da pesquisa”, diz o parlamentar baiano.

O levantamento retirado do portal do ministério é intitulado ‘Vigitel Brasil 2018 População Negra: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico’. Mais de 52 mil pessoas foram ouvidas para a produção do estudo, que estava disponível desde julho de 2019. O deputado ainda requereu ao Ministério informações sobre as medidas que a pasta tomou para o enfrentamento do racismo institucional no órgão, além da disposição de dados acerca da mortalidade da população negra em decorrência da covid-19.

“Há levantamentos que apontam para a maior mortalidade da população negra durante a pandemia, mas é fundamental que tenhamos dados oficiais. Inclusive, também questionei o porquê da não existência de um mecanismo, no formulário de cadastro do SUS [Sistema Único de Saúde], para garantir a obrigatoriedade do preenchimento do quesito raça/cor no sistema”, completa Valmir.

Veja também

Quem é Luiz Galeazzi, empresário que pilotava avião que caiu em Gramado

O empresário Luiz Galeazzi, que pilotava a aeronave que caiu em Gramado, na manhã deste domingo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!