sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / Deputado baiano busca solução para pagamento dos precatórios do Fundef
quinta-feira 12 de setembro de 2019 às 18:29h

Deputado baiano busca solução para pagamento dos precatórios do Fundef

POLÍTICA


A fim de propor uma solução para pagamento da dívida da União com os Municípios brasileiros pelo cálculo equivocado do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), o deputado federal baiano João Carlos Bacelar (PL) esteve na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta última quarta-feira (11).

Procurado pelo prefeito Fernando Gomes, de Itabuna, na Bahia, o parlamentar se deparou com a questão, que se arrasta há anos nos tribunais de todos os Estados brasileiros. “Itabuna tem quase R$ 200 milhões de crédito, que estão judicializados. E eu vejo os Municípios com grande dificuldade orçamentária, de não conseguir certidão dos débitos previdenciários”, reconhece Bacelar.

Para viabilizar o recebimento desse recurso pelos gestores locais e a liberação das contas das prefeituras, ele sugeriu uma espécie de compensação dos débitos dos Municípios com a União. Antes disso, porém, ele conta com a CNM para mapear a situação atual dos entes. “Estamos combinando uma ação conjunta, de levantamento, para levarmos ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e buscar solução orçamentária e jurídica”, adiantou o presidente da CNM, Glademir Aroldi.

Assim que tiver as informações – que incluem quais são Municípios e quanto eles têm a receber, Bacelar espera apresentar a sugestão para a área econômica do governo federal, o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Supremo Tribunal Federal (STF). A Confederação estima que mais de 2 mil têm recursos a receber do Fundef.

A maioria ingressou com ação na Justiça há mais de 15 anos. Alguns já tiveram o processo transitado em julgado, mas esperam a execução do valor. “Ele traz um assunto importante para os Municípios baianos e brasileiros, que têm créditos, em precatórios, relativos ao Fundef junto ao governo federal”, reforçou Aroldi. Os técnicos da CNM recebem, frequentemente, na sede da entidade, gestores em busca de orientações e esclarecimentos acerca dos valores e dos processos.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!