O deputado federal baiano Abílio Santana deixou o PL e se filiou nesta sexta-feira (11) no PSC, na sede do novo partido em Salvador. Apesar de se declarar “bolsonariano”, Abílio deixou o partido do presidente Jair Bolsonaro para atender a uma convergência eleitoral local, no sentido de apoiar a pré-candidatura de ACM Neto (UB) ao governo da Bahia.
“Em Brasília o PSC defende o que o nosso presidente defende, é da base do nosso capitão Jair Messias Bolsonaro. E eu sou bolsonariano. E na Bahia, é Neto até debaixo d’água. E o outro partido em que eu estava, tudo diz que não estará com nosso futuro governador do estado da Bahia. E que fique claro, Abílio Santana está no PSC porque o PSC é Neto, e Abílio Santana é Neto até debaixo d’água”, diz o parlamentar numa gravação de vídeo logo após a filiação.
O apoio a ACM Neto também foi fator crucial que levou o presidente estadual do PL, o ex-deputado federal José Carlos Araújo, a pedir saída oficial do partido.
Abílio Santana foi eleito em 2018 com 50.345 votos pelo PHS, na coligação PRTB/PHS/PSL/PPS, mas depois de eleito migrou para o PL, que no final de 2021 se tornou também o partido do presidente Bolsonaro.