quinta-feira 2 de maio de 2024
Imagem: Ascom/TRE-BA
Home / DESTAQUE / Deputada sugere painéis solares nas autarquias e repartições públicas da Bahia
terça-feira 27 de junho de 2023 às 12:57h

Deputada sugere painéis solares nas autarquias e repartições públicas da Bahia

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Segundo a parlamentar, o objetivo é converter a energia solar em energia elétrica para fins de maior eficiência energética e menor custo aos órgãos públicos do estado 

A deputada estadual Cláudia Oliveira (PSD) protocolou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), um projeto de lei que autoriza todas as autarquias e repartições públicas do Estado a implementarem sistema de painéis solares fotovoltaicos em suas instalações. O objetivo é converter a energia solar em energia elétrica para fins de maior eficiência energética e menor custo aos órgãos públicos.

De acordo com o texto, os recursos para a execução da medida não serão advindos do poder público, salvo quando existir previsão orçamentária. “[Os recursos] deverão ser obtidos por meio de compensação energética, programas de eficiência energética, convênios, parcerias, doações e instrumentos correlatos, em face do notório interesse público na implantação da matriz energética solar”, estabelece um trecho da matéria.

No Artigo 4º, a proposição prevê que caberá à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), por intermédio da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), coordenar e fiscalizar o processo de implantação da matriz energética fotovoltaica em parceria com a administração de cada unidade contemplada.

Em sua justificativa, a deputada Cláudia Oliveira frisou que a Bahia é a grande protagonista na implementação de energias renováveis no país, sendo responsável por 32,16% da energia eólica e 30,89% da solar de todo o território nacional. “A comparação entre a composição energética interna do estado e a média brasileira escancara ainda mais essa posição vanguardista da Bahia. A distribuição interna das matrizes de energia elétrica no Estado possui a seguinte configuração: 65% eólica, 22% hidráulica, 8% solar e 5% térmica. Situação muito à frente dos 56,8% hidráulica, 10,6% eólica, 8,2% biomassa e 2,5% solar, índices nacionais identificados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE)”, informou a legisladora.

O projeto de lei protocolado busca contribuir, conforme argumentou a parlamentar, para o avanço da Bahia no desenvolvimento energético sustentável ao não somente baratear os custos do estado e dos municípios com energia elétrica, mas também liderar pelo exemplo e estabelecer a máquina pública como um modelo a ser seguido por toda a sociedade baiana.

Veja também

EUA pede que China e Rússia não utilizem inteligência artificial para controlar armas nucleares

O governo dos Estados Unidos, através de declarações de Paul Dean, um alto responsável pelo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas