A deputada estadual Neusa Cadore (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), indicação endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues sugerindo “a estadualização e pavimentação asfáltica da via entre oP16 da BA-424até aBA-130, interligando os municípios de Várzea da Roça, Pintadas, Mairi e Capela do Alto Alegre”.
“A referida estrada vicinal é acesso que interliga os municípios Várzea da Roça, Pintadas, Mairie Capela do Alto Alegre, congregando os povoados de Campo São João, Cruz de Alma, Chapada e comunidades de Canudos, Patos, Sumidouro, Barbosa e Prudêncio, que ficam às margens da via, além de pessoas que trafegam nessa estrada para outras localidades”, descreve a petista.
Neusa lembra que a estrada é fundamental para a “economia das referidas localidades, baseada principalmente, na pecuária e a agricultura familiar e tema produção escoada através dessa estrada vicinal”, explica, lembrando que “o estado precário de circulação na via, se agrava, sobretudo, nos períodos chuvosos, em virtude dos buracos, não oferecendo quaisquer condições de tráfego”.
A região atende pelo trecho rodoviária abarca uma população superior a 55 mil habitantes. “Portanto, a estadualização e consequente pavimentação asfáltica irá contribuir de forma significativa como desenvolvimento socioeconômico, diante da necessidade de fortalecer o crescimento dos pequenos municípios.
Nesse sentido, é essencial construir e adequaras estradas para melhorar o acesso das comunidades rurais aos centros urbanos e das comunidades urbanas e rurais a outras cidades, assegurando o permanente escoamento da produção agropecuária, o estímulo aos serviços, ao comércio e o transporte seguro das pessoas que utilizam a via”.