A deputada estadual Soane Galvão (PSB) pediu à Secretaria de Infraestrutura do Estado uma série de obras para o distrito industrial de Ilhéus: sinalização, iluminação, roçagem, requalificação asfáltica e construção de acesso “acostamento” para pedestres e ciclistas na via conhecida como estrada do chocolate, a BA-262.
Ela considera que o melhoramento das estradas, dando-lhes condições normais de trafegabilidade, “é imperativo” para impulsionar o desenvolvimento da produção, da educação, da saúde “e de outros setores da qualidade de vida populacional”. A socialista também argumentou, na indicação que protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que essas obras de infraestrutura terrestres irão beneficiar turistas e a população residente com o deslocamento seguro e com o incremento de cargas e de produção.
Será a principal beneficiária a população local, informou, que poderá se locomover mais rapidamente e com maior segurança, “o que dinamizará também o fluxo comercial das localidades”, ajudando a circulação de mercadorias e gêneros alimentícios.
Essa estrada, finalizou a deputada, dá acesso à região, que já foi a maior produtora de cacau do Brasil, “sendo considerada em tempos de outrora a maior do mundo”. A estrada do chocolate, como é conhecida a BA-262, é emoldurada pela mata atlântica, corta rios e fazendas centenárias e liga as cidades de Ilhéus e Uruçuca à BR-101.