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sexta-feira 27 de setembro de 2019 às 07:41h

Deputada quer incluir ensino da robótica nas escolas da Bahia

DESTAQUE, POLÍTICA


A parlamentar observou que a robótica tem grande importância na expansão social por abranger computação, eletrônica e mecânica

A deputada estadual Talita Oliveira (PSL) quer incluir, na grade extracurricular das escolas públicas estaduais, o ensino da Robótica. Projeto de lei apresentado por ela na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) com esse objetivo prevê que o ensino da disciplina Robótica deverá ser ministrada para alunos do 4º ao 7º ano. Além disso, será de responsabilidade da Secretaria da Educação do Estado da Bahia estabelecer a forma e o conteúdo da matéria, podendo celebrar acordos, convênios e parcerias com entidades públicas ou privada.

Ao justificar a proposição, Talita observou que a Robótica é uma esfera da tecnologia de grande importância e expansão social, sendo um ramo da tecnologia que abrange computação, eletrônica e mecânica. É um sistema de máquinas, partes mecânicas automáticas, acrescentou ela, que são controladas por intermédio de circuitos integrados tanto automaticamente quanto pela mão humana.

“Por meio de um robô se pode preservar a vida do homem, podendo esse ser substituído por aquele numa tarefa de risco como no caso de apagar um incêndio onde seja difícil o acesso para o humano, fazer cirurgias complexas com maior possibilidade de acerto e preservação da vida do paciente, substituir membros lesionados ou amputados”, exemplificou.

De acordo com a parlamentar, no Centro de Referência em Educação Mário Covas, em São Paulo, mais de 13 mil crianças entre 6 e 11 anos têm aulas de iniciação em mecatrônica na rede de ensino fundamental do Serviço Social da Indústria (Sesi). Já no Colégio Pré-Médico, em São Paulo, a robótica é oferecida como matéria extracurricular para os alunos do 1º ao 6º ano do ensino fundamental.

Talita lembrou ainda que países como a Holanda e a Alemanha já possuem a disciplina Robótica Pedagógica em 100% das escolas públicas. No Brasil, lamentou ela, não há políticas públicas no sentido de inclusão do ensino da robótica como matéria obrigatória na grade curricular do ensino fundamental, médio ou superior nem o MEC se pronuncia a respeito. E acrescentou que, na Bahia, somente a Ufba teve a iniciativa de aplicar aos estudantes do curso de pedagogia a disciplina Robótica Educacional ministrada durante um semestre.

“O ensino da robótica proporciona uma melhora na compreensão da matemática, disciplina fundamental para todos os alunos, independentemente dos seus objetivos futuros”, afirmou. Ela observou que, a Robótica tem um caráter multidisciplinar, pois envolve a combinação de conhecimentos na área da mecânica, artes, matemática, física, design e informática.

“Além disso, a Robótica Pedagógica utiliza a extensão motora, sensorial e perceptiva do aluno e, para a sua execução, poderão ser utilizados blocos, tijolos vazados, sucatas, ou kits de montagem com peças diversas, motores e sensores controláveis por computadores para a construção de robôs móveis”, concluiu a parlamentar.

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