domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Agência ALBA
Home / NOTÍCIAS / Deputada Olívia Santana quer instituir o Dia Estadual do Documentário
terça-feira 17 de novembro de 2020 às 05:27h

Deputada Olívia Santana quer instituir o Dia Estadual do Documentário

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Um projeto de lei que institui o Dia Estadual do Documentário, a ser celebrado todo dia 7 de agosto, em referência ao nascimento do cineasta baiano Olney São Paulo, foi apresentado pela deputada Olívia Santana (PC do B) à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

“O documentário foi o responsável pelo registro das primeiras imagens do cinema. O cinema nasceu documentando o cotidiano, a vida. O filme documentário é muito mais do que um registro imediato dos fatos. Ele é testemunha da História e também uma forma de cada um expressar para a sociedade a sua forma de ver o mundo. Cada novo documentário nos traz uma leitura diferenciada, com riqueza de informações”, explicou Olívia.

O homenageado do PL, Olney São Paulo, natural de Conceição do Jacuípe, é o patrono da Associação Brasileira dos Documentaristas (ABD). Foi influenciado pelo neorrealismo italiano e dirigiu vários filmes, dentre eles “O Grito da Terra”, em 1964, e “Manhã Cinzenta”, em 1968/69. Foi preso e torturado pelos órgãos de repressão da Ditadura Militar no Brasil e morreu em 1978, em decorrência das violências sofridas durante a prisão.

A data do nascimento de Olney foi escolhida a unanimidade pelos documentaristas que compõem a ABD, em suas representações nos 26 estados e no Distrito Federal, por considerarem ele a maior referência do País na categoria cinematográfica.

“O Dia do Documentário foi pensado no sentido de destacar a importância desse gênero, fortalecer o seu papel junto à sociedade e estimular a sua visibilidade, bem como de resgatar a obra dos nossos documentaristas, de hoje e de outrora”, justificou a parlamentar.

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!