A deputada estadual Cláudia Oliveira (PSD) parabenizou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) pelos 11 anos de fundação, lembrando que a instituição “tem sido um pilar fundamental para os municípios onde está presente, promovendo o acesso ao ensino superior de qualidade e fomentando o progresso científico e cultural”. A missão da Universidade, adiantou a parlamentar na moção de aplausos, vai além da formação acadêmica, para integrar-se “profundamente” às comunidades locais, contribuindo para o crescimento sustentável e inclusivo do sul da Bahia.
Nos municípios de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, a UFSB “tem desempenhado um papel crucial”. Em Itabuna, descreveu, a presença da universidade produziu novas perspectivas e oportunidades, dinamizou a economia local e ofereceu aos jovens uma alternativa de formação de alto nível sem a necessidade de deslocamento para grandes centros urbanos. Em Porto Seguro, o destaque ficou com a valorização do patrimônio histórico e cultural, além do incentivo ao turismo sustentável. Já em Teixeira de Freitas, prosseguiu a deputada, a universidade se tornou um centro de inovação, impulsionando o desenvolvimento tecnológico e industrial da região.
A importância da UFSB na educação em nível superior “é inegável” para a autora da moção, para quem a universidade proporciona uma formação integral, “preparando profissionais qualificados para o mercado de trabalho e para o enfrentamento dos desafios contemporâneos”. Os elogios de Cláudia Oliveira são também porque “a UFSB valoriza a pesquisa e a extensão” e, através de suas ações e projetos “se consolida como um agente transformador, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas”.
Ela também acredita que o acesso à educação superior promovido pela UFSB, “é um fator decisivo para a redução das desigualdades sociais e para a promoção da cidadania”. Ao “garantir a inclusão e a diversidade”, a UFSB, no entendimento da parlamentar, fortalece a democracia e incentiva a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, sendo que “a formação de líderes conscientes e comprometidos com o bem comum é um dos legados mais valiosos da instituição”.