segunda-feira 29 de abril de 2024
Imagem capturada de um vídeo da Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO) em 14 de julho de 2023 da decolagem da nave não tripulada Chandrayaan-3 - ISRO/AFP
Home / CURIOSIDADES / Depois de pousar na Lua, Índia quer estudar o Sol
segunda-feira 28 de agosto de 2023 às 14:22h

Depois de pousar na Lua, Índia quer estudar o Sol

CURIOSIDADES, MUNDO, NOTÍCIAS


A Agência Espacial Indiana (ISRO) anunciou, nesta segunda-feira (28), que lançará um satélite para estudar o Sol em 2 de setembro, após se tornar o primeiro país a conseguir colocar um robô perto do polo sul da Lua.

“O lançamento de Aditya-L1, o primeiro observatório espacial indiano destinado a estudar o Sol, está previsto para 2 de setembro”, anunciou a ISRO na rede social X, antes conhecida como Twitter.

Aditya, que significa “sol” em hindu, ficará em órbita a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, no Ponto de Lagrange-1 (um local onde as órbitas são estáveis pela interação das forças gravitacionais da Terra e da Lua) e proporcionará imagens claras e contínuas do Sol.

“Isso oferecerá uma maior vantagem para observar a atividade solar e seus efeitos sobre a meteorologia espacial em tempo real”, informou ISRO.

A nave espacial transportará sete instrumentos para observar as camadas externas da estrela – a fotosfera, a cromosfera e a coroa – usando detectores de campos eletromagnéticos e de partículas, entre outras ferramentas.

Um dos objetivos é estudar os elementos que explicam a meteorologia do espaço, entre outros para entender melhor as dinâmicas do vento solar.

A Nasa e a Agência Espacial Europeia (ESA) já puseram em órbita naves espaciais para estudar o Sol, mas será a primeira vez da Índia.

A alunissagem de Chandrayann-3 – que significa “nave lunar” em sânscrito – converteu a Índia no quarto país a conseguir uma operação desse tipo, após Estados Unidos, Rússia e China.

O país dispõe de um programa aeroespacial de baixo custo em comparação a outras potências, mas tem crescido exponencialmente desde que enviou sua primeira nave a orbitar a Lua em 2008.

Os especialistas garantem que conseguem esses baixos custos copiando e adaptando tecnologia espacial existente e aproveitando a abundância de engenheiros altamente capacitados que cobram muito menos que seus homólogos estrangeiros.

Em 2014, a Índia converteu-se na primeira nação asiática a por um satélite em órbita ao redor de Marte e, no ano que vem, tem previsto lançar uma missão tripulada de três dias na órbita da Terra.

Veja também

Projeto melhora atendimento de pacientes cardiológicos do SUS

O projeto Boas Práticas Cardiovasculares, parceria que reúne instituições privadas e o Ministério da Saúde, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas