Partido tem investido em capacitação e ações para incentivar a participação das mulheres na política
O Democratas registrou em 2020 um aumento de 33% na quantidade de candidaturas femininas para as eleições municipais na Bahia em relação ao pleito de 2016. Em 2016, o Democratas registrou 683 candidaturas femininas às prefeituras e às câmaras municipais na Bahia.
Em 2020, esse número pulou para 915 candidaturas de mulheres, distribuídas por 173 municípios do estado. No total, são 14 candidatas a prefeita, 19 a vice-prefeita e 882 a vereadora. O resultado é fruto de um trabalho a longo prazo do partido, que tem realizado uma série de ações para incentivar a participação das mulheres na política, promovendo cursos, seminários e outros eventos específicos para o público feminino.
Presidente nacional do Democratas, o prefeito de Salvador, ACM Neto, tem colocado a eleição de mulheres como algo primordial do partido para as eleições deste ano: “As candidaturas femininas, hoje, são uma prioridade”, disse ele, em entrevista no ano passado.
Nos últimos meses, o Democratas lançou diversas ações para aumentar a mobilização feminina. Tanto na capital quanto no interior da Bahia, os diretórios municipais trabalharam intensamente para buscar e fortalecer candidaturas femininas. Além disso, o partido tem viabilizado ferramentas para que as mulheres disputem as eleições em condições de igualdade com os homens.
Para a presidente do Mulher Democratas na Bahia, Iris Azi, o aumento reflete este trabalho que vem sendo realizado pelo partido. “O Democratas abriu suas portas para o público feminino, trabalhando para fortalecer as candidaturas e investindo na formação das mulheres para a vida pública. O partido seguirá empenhado em ofertar às mulheres ferramentas para que efetivamente participem cada vez mais da política”, afirmou.
O presidente estadual do partido, deputado federal Paulo Azi, diz que este trabalho de mobilização das mulheres continuará após as eleições. “Nosso objetivo é eleger cada vez mais mulheres. Sabemos que há muitas mulheres que querem participar da vida pública, mas acabam por vezes não encontrando oportunidades. O Democratas se preparou para dar voz a estas mulheres e inseri-las no debate político”, frisou.
O partido tem realizado diversas ações para impulsionar a participação das mulheres na política, a exemplo de eventos de capacitação sobre empreendedorismo feminino e cursos com temas como organização do Estado e da administração pública; competências legislativas do vereador; orçamento do município; e liderança na política. Além disso, estão sendo realizados encontros virtuais por meio do Zoom.