Segundo o jornal Correio, na noite do último sábado (12) o delegado aposentado Valdir Gomes Barbosa, de 69 anos, foi achado morto dentro de um carro na garagem de um condomínio onde morava no Campo Grande, em Salvador,
De acordo com a polícia, ele tinha ferimento causado por arma de fogo e a primeira suspeita é de que se trata de um caso de suicídio. Guias para remoção e perícia foram expedidas e irão ajudar a confirmar se isto foi realmente o que aconteceu.
Em nota, a Polícia Civil, por meio da delegada-geral Heloísa Campos de Britos, registra pesar pela morte e se solidariza com os familiares e amigos do delegado.
O delegado chegou a escrever um livro, Saques e Tiros na Noite, em que relata detalhes de investigações das quais participou. Uma das mais famosas foi o caso do sequestro da estudante feirense Fernanda Viana, vítima de Leonardo Pareja, um bandido conhecido em todo país por suas fugas, mas que morreu na prisão em 1996. Ele também conta o caso da rebelião no Presídio Nilton Gonçalves, e o sequestro de Dona Gilenilda Alves, em Vitória da Conquista.
Em 2018, Valdir chegou a ser candidato a deputado estadual pelo PPS (hoje Cidadania), mas não se elegeu, recebendo 2.640 votos.
Não há informações sobre o sepultamento do delegado.