sábado 18 de maio de 2024
A nova lei institui ainda a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher - Foto: Secretaria-Geral
Home / NOTÍCIAS / Deputado estadual quer obrigatoriedade da língua espanhola no ensino médio
sábado 25 de setembro de 2021 às 18:09h

Deputado estadual quer obrigatoriedade da língua espanhola no ensino médio

NOTÍCIAS


O deputado estadual Hilton Coelho (Psol) quer que o Governo do Estado torne obrigatória a disciplina da língua espanhola nas escolas do ensino médio da rede estadual de educação. Na indicação que apresentou na Assembleia Legislativa endereçada ao governador Rui Costa (PT), ele justificou que a Associação de Professores de Espanhol do Estado da Bahia (Apeeba) defende os interesses da melhoria da qualidade da educação no Estado e contribuiu “na construção” desta sugestão.

Segundo ele, transformações “históricas” do sistema educacional brasileiro promoveram a implementação do ensino do espanhol no Brasil. Em 2005, foi sancionada a Lei Federal 11.161, que assegurava a oferta obrigatória da língua espanhola no Ensino Médio. Essa lei foi revogada com a edição da antiga MP 746/2016, agora Lei Federal nº 13.451/2017, conhecida como a Reforma do Ensino Médio, que extingue a obrigatoriedade da oferta do espanhol nas escolas públicas brasileiras, mas possibilita seu ensino em caráter optativo.

Ele salientou que a língua espanhola “é de grande importância” para a busca pela integração dos povos da América Latina, “preceito que consta no parágrafo único dos Princípios fundamentais, artigo 4º de nossa Constituição”. Segundo Hilton, cerca de 60% dos candidatos que prestam o Enem escolhem o espanhol como língua estrangeira, dado que mostraria “a importância do investimento em uma educação plurilinguística e conforme os anseios e necessidades da nossa sociedade”.

Ele considera que as mudanças relativas ao ensino de línguas estrangeiras promovidas pela Lei Federal 13.451/2017 “são incompatíveis” com a atual configuração social, cultural e política do Brasil. Sua indicação, disse, “busca garantir educação pública, valorizar as escolas da Bahia e as professoras e professores de língua espanhola”.

Veja também

Com usinas solares e eólicas, Brasil ganhou até maio 4.284 MW em geração de energia

A capacidade de geração de energia elétrica do Brasil cresceu 4.284 megawatts (MW) no acumulado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas