sexta-feira 26 de abril de 2024
Home / DESTAQUE / Decisão do STF sobre foro pode gerar perseguição e não garante rapidez processual, diz criminalista

Decisão do STF sobre foro pode gerar perseguição e não garante rapidez processual, diz criminalista

sábado 5 de maio de 2018 às 13:26h

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que restringiu o foro privilegiado a deputados e senadores, ao que tudo indica, está longe de ser a solução dos problemas de impunidade no país.

O entendimento unânime, finalmente firmado na última quinta-feira (3) pelo tribunal, já começou a provocar a transferência de inquéritos e ações penais para a primeira instância do Judiciário – movimento iniciado pelo ministro Dias Toffoli, que baixou sete processos ontem, tirando-os do STF.

Apesar das críticas à morosidade do Supremo, há controvérsias sobre a possível celeridade dos casos em instâncias inferiores.

Além disso, criminalistas apontam possibilidade de perseguição política em rincões Brasil afora. Para o advogado criminalista Joaquim Pedro de Medeiros Rodrigues, subprocurador-geral de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Distrito Federal (OAB-DF), a decisão da Corte representa uma “tragédia” diante de uma realidade judiciária desconhecida por grande parte da população brasileira. De acordo com ele, a estrutura judiciária de Brasília e do próprio Supremo está acima da média dos outros estados do país.

 

 

Por Joelma Pereira

Veja também

Ministro André Fufuca lança programa para revelar jovens talentos no mundo esportivo

Programa inclui suporte a eventos esportivos e de capacitação, como cursos, congressos, intercâmbios e seminários …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas