Favorito de Arthur Lira (PP-AL) para sua sucessão na presidência da Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (União Brasil) tem articulado em favor de petistas nas eleições na tentativa de angariar apoio na disputa no Legislativo.
No Rio Grande do Sul, ele atuou segundo Guilherme Seto, da coluna Painel, para que o União Brasil fechasse aliança com Valdeci Oliveira (PT) em Santa Maria, reduto do ministro Paulo Pimenta, que está à frente da secretaria para reconstrução do estado.
Elmar pediu também que o governador Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) não interferisse. Ex-líder da UDR (União Democrática Ruralista), Caiado foi chamado a fazer campanha para uma chapa ruralista em Santa Maria, mas desistiu após pedido do colega de partido.
Em Cruzeiro do Oeste, no Paraná, Elmar articulou para que o União retirasse sua candidatura e apoiasse Rosária Nascimento (PT), aliada do deputado federal Zeca Dirceu (PT), filho de José Dirceu. Ele também dissuadiu o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) da intenção de manifestar apoio a candidatura concorrente na cidade. Zeca foi eleito prefeito de Cruzeiro do Oeste em 2004 e 2008.
O líder do União Brasil na Câmara também subiu em palanque em Sento-Sé, no norte da Bahia, para apoiar aliada do governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), e fez elogios ao ministro Rui Costa, da Casa Civil, na ocasião.
“Fui adversário do Rui, mas hoje aprendi a gostar dele, porque é uma pessoa devotada ao trabalho, que olha de frente”, disse.
Aliados de Elmar avaliam que hoje ele já venceu a maior parte da resistência ao seu nome na bancada petista e que a perspectiva de um veto do presidente Lula (PT) a seu nome hoje é pequena. O deputado também tem feito gestos nas eleições municipais para candidatos de outros partidos da base do governo, como PDT e PCdoB.
Além de Elmar, hoje são cotados Antonio Brito (PSD) e Marcos Pereira (Republicanos-SP) na disputa pela presidência da Câmara.