domingo 22 de dezembro de 2024
Home / POLÍTICA / De olho em 2020, disputas para prefeituras racham PSL, diz jornal
segunda-feira 2 de setembro de 2019 às 07:29h

De olho em 2020, disputas para prefeituras racham PSL, diz jornal

POLÍTICA


No Rio de Janeiro, a legenda está dividida entre os que defendem a candidatura do deputado estadual Rodrigo Amorim e os que preferem o deputado federal Hélio Lopes — conhecido como Hélio Bolsonaro, chancelado pelo próprio presidente, de quem é amigo e confidente.

Já em São Paulo, a principal postulante ao cargo é a deputada federal Joice Hasselmann, que enfrenta resistência na executiva estadual.

No sábado, Bolsonaro afirmou, em almoço com jornalistas, que todos os candidatos do PSL terão que passar pelo seu crivo e defendeu lançar candidaturas próprias em, no máximo, dez capitais.

O racha no PSL do Rio foi uma das primeiras crises do partido, com a demissão de Gustavo Bebbiano da Secretaria-Geral da Presidência. Braço direito de Bolsonaro, já era tido como candidato natural do partido no Rio. Mesmo sem o apoio, Bebianno diz a interlocutores que segue no páreo.

O senador Flavio Bolsonaro, agora comandante do PSL no Rio, prefere a candidatura de Rodrigo Amorim, que também é ligado ao governador Wilson Witzel (PSC) e se aproximou do prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB). Witzel, no entanto, tem feito críticas ao presidente Jair Bolsonaro.

Crise no PSL paulista

No último dia 17, Joice Hasselmann abriu a campanha dentro do PSL paulista ao transformar um evento de filiação à legenda em Barueri em uma espécie de ato de pré-lançamento de sua candidatura à prefeitura.

O movimento irritou outros pretendentes ao cargo. A primeira manifestação de repúdio partiu do deputado estadual Gil Diniz — conhecido como “Carteiro Reaça”—, vice-presidente estadual do partido, que também tem planos de disputar a prefeitura da capital.

“A executiva do PSL do estado de São Paulo informa que o partido não definiu nenhuma candidatura ao cargo de prefeito ou vereador de nenhum município e, no caso de escolha de prefeitos, promoverá assembleias para todos os municípios onde mais de um can

Veja também

Datafolha: 69% defendem a democracia no Brasil; número era de 79% em 2022

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta quarta-feira (18) apontou que 69% dos brasileiros preferem a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!