A campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) usou a propaganda eleitoral desta quinta-feira (20) para explorar as declarações de apoio de cantores sertanejos à reeleição do chefe do Executivo. As imagens exibidas foram captadas durante encontro no Palácio da Alvorada na segunda-feira.
Como o jornal O Globo mostrou, a falta de engajamento desses artistas no primeiro turno gerou frustração em parte da campanha do presidente, que contava com a participação dos sertanejos para contrapor as declarações feitas por artistas que têm se manifestado em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na propaganda eleitoral desta quinta, Zezé Di Camargo aparece afirmando que o país “está muito melhor” e que isso “se deve muito à competência do nosso presidente”. Gusttavo Lima, por sua vez, aparece declarando voto a Bolsonaro, enquanto Leonardo diz que, “do fundo do coração”, apoia o presidente.
Durante o encontro ocorrido no Alvorada, Bolsonaro recebeu uma série de personalidades, como Fernando (da dupla com Sorocaba), Marrone, Sula Miranda e Chitãozinho, entre outros. Na ocasião, o presidente defendeu ações do seu governo, principalmente as voltadas aos trabalhadores do campo, enalteceu o agronegócio e voltou a falar que tem “certeza” que o Congresso, com a sua nova configuração, aprovará a redução da maioridade penal. Os artistas, por sua vez, fizeram declarações de apoio e elogiaram, principalmente, as pautas de costumes.
Também estavam presentes o apresentador Ratinho, o governador reeleito de Goiás, Ronaldo Caiado (União) Brasil, a deputada federal reeleita Carla Zambelli (PL-SP), além de ministros de estado, como Célio Faria (Secretaria de Governo), Fábio Faria (Comunicações), Paulo Guedes (Economia) e Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública).
Bolsonaro tem o apoio dos cantores sertanejos desde 2018, quando foi eleito presidente da República. No primeiro turno, os artistas do segmento evitaram se posicionar em favor de Bolsonaro, alegando temer o “cancelamento” nas redes sociais e até mesmo a suspensão de contratos.
Na segunda-feira, por fim, os artistas estiveram ao lado de Bolsonaro. A expectativa é que agora eles iniciem uma “onda favorável” ao presidente. Uma outra ação prevista é que os artistas gravem um clipe para ajudar sua campanha à reeleição. A música escolhida foi o jingle do presidente, “Capitão do povo”, e o vídeo deverá ficar pronto neste fim de semana.