A última pesquisa Datafolha mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou negativamente entre os eleitores mais pobres nesta semana, enquanto Jair Bolsonaro (PL) perdeu pontos de vantagem entre os mais ricos na corrida pela Presidência.
O primeiro grupo tem uma renda familiar mensal de até dois salários mínimos (valor que é de R$ 1.212 atualmente) e o segundo, de mais de dez. Todas as variações, porém, ocorreram dentro das margens de erro para os segmentos.
Lula retomou fôlego na faixa de dois a cinco salários mínimos, na qual ambos seguem empatados tecnicamente. Os rivais também voltaram a empatar na faixa acima, de cinco a dez salários, com uma queda de 49% para 40% de Bolsonaro (contra 35% de Lula).
A margem de erro é de dois pontos percentuais no total no levantamento —que ouviu 5.926 pessoas de quarta (13) até esta quinta (15)—, mas sobe para quatro pontos entre os que ganham de cinco a dez salários e para seis pontos entre os mais ricos.
No Brasil, 49% do eleitorado ganha até dois salários mínimos; 35%, de dois a cinco; 9%, de cinco a dez; e 4% recebem acima disso, segundo o Datafolha.
Veja abaixo como os dois estão evoluindo por renda nas respostas estimuladas, ou seja, em que os nomes dos candidatos são lidos ao entrevistado. O número de registro da pesquisa na Justiça Eleitoral é BR- 04099/2022.