A última pesquisa Datafolha sobre o cenário eleitoral do Rio de Janeiro reforça a importância da segurança pública na disputa municipal da cidade. Para 31% dos entrevistados pelo instituto, a área deve ser a principal preocupação do futuro prefeito. Além disso, 70% dos eleitores da capital fluminense avaliam se sentir muito mais inseguros nas ruas à noite, na comparação com o quadro de um ano atrás.
Na população em geral da cidade, 18% dizem se sentir um pouco inseguros e 10% afirmam estar mais ou menos seguros. Apenas 2% relatam se sentir muito mais seguros.
A percepção de insegurança nas ruas à noite é ainda maior entre as mulheres. Segundo o levantamento, 77% delas apontam ter muito mais insegurança, contra 62% dos homens.
Entre os eleitores do candidato do PL, Alexandre Ramagem, esse índice vai a 82%. Já entre quem declara intenção de voto no prefeito Eduardo Paes (PSD) são 64% os que compartilham da mesma sensação de insegurança.
Saúde e educação
Citada por um terço do eleitorado como tema que deve ser a principal preocupação do futuro prefeito, a segurança ficou à frente de áreas como educação (19%), saúde (17%), emprego (7%) e situação dos moradores de rua (7%).
Na análise por intenção de voto, a área é citada por 55% dos eleitores de Ramagem. Entre os apoiadores de Paes, o índice é de 28% e entre os eleitores de Tarcísio Motta (PSOL) chega a 36%.
O Datafolha ouviu 1.106 eleitores entre 20 e 21 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número RJ-07042/2024.