Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado aponta que, na véspera do segundo turno da eleição à prefeitura do Rio, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) mantém vantagem confortável para o atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), candidato à reeleição. Nos votos válidos, cujo cálculo exclui brancos, nulos e abstenções, Paes aparece com 68%, contra 32% para Crivella. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A apresentação em votos válidos segue a forma como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) calcula o resultado das eleições. Na pesquisa anterior, Paes tinha 70%, contra 30% de Crivella. A variação, portanto, está dentro da margem de erro.
Nas intenções de voto, Paes tem 55%, contra 26% para Crivella, enquanto 16% dos eleitores afirmam votar em branco ou nulo, e outros 4% não souberam ou não quiseram responder.
Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada na quinta-feira, a distância entre Paes e Crivella nas intenções de voto era de 32 pontos. Paes manteve o desempenho em relação ao último levantamento, quando também tinha 55% dos votos totais, enquanto Crivella passou de 23% para 26%.
Ainda de acordo com o Datafolha, 90% dos eleitores se dizem totalmente decididos em relação a seu voto, e apenas 10% afirmam que ainda podem mudá-lo.
O Datafolha entrevistou 1.786 eleitores entre sexta-feira e este sábado. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S. Paulo”, e está registrada no TSE sob o protocolo RJ-07737/2020. O nível de confiança, isto é, a probabilidade de que a pesquisa retrate o momento do eleitorado, considerando a margem de erro, é de 95%.