Dário Meira está entre os 101 municípios que tiveram queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), após diminuição da população informada pelo Censo do IBGE. A questão é que a diminuição populacional aconteceu por conta de uma falha do IBGE na identificação dos limites territoriais do município. E foi com o auxílio da União dos Municípios da Bahia (UPB) que o prefeito William Sena identificou a situação e iniciou o processo no sentido da resolução. As informações são da Bahia na Política.
“Nosso município foi penalizado então eu liguei para a UPB para ver como poderia restabelecer o que é de direito. O caso de Dário Meira é totalmente diferente dos outros porque a gente tem a população, mas os recenseadores do IBGE não conseguiram identificar os limites do município e isso implicou em redução populacional e diminuição do FPM”, explicou o prefeito William Sena ao tempo que fez um agradecimento especial ao assessor especial da presidência da UPB, Jorge Castellucci, e ao Deputado estadual Hassan Iossef. Os dois estiveram com o prefeito na tarde desta quarta-feira (18) para encontrar o superintendente do IBGE na Bahia, André Urpia.
Entre os encaminhamentos feitos pelo município com o apoio da UPB está o envio de ofício para a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) solicitando a “atualização dos dados referentes aos limites do Município de Dário Meira, conforme Lei n° 13.179 de 26 de maio de 2014”.