O Brasil deve passar a tratar a covid-19 como endemia. O decreto do “fim da pandemia” foi comentado nesta última quinta-feira (3) pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), cerca de uma semana após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, declarar que a pasta deve reclassificar a doença.
Mas afinal, o que o termo significa? De acordo com a infectologista do São Luiz e da Medicina Interna Personalizada (MIP), Raquel Muarrek, endemia é quando não há uma quantidade de casos esperada de infecções pela doença, é como se fizesse parte daquela região, sem necessidade de intervenções. “Endêmico é quando tem um quadro comum para aquela época ou aquele período.”
Muarrek ainda explica que para uma doença, como a covid-19 se tornar endemia é preciso uma grande diminuição da transmissão do vírus naquele local, ou em todo o mundo.
Os cientistas explicam que o vírus deve passar a se manifestar como um resfriado comum nas pessoas.
Mesmo com os números indicando um momento positivo para a vida voltar ao normal, a infectologista alerta que é necessário cautela, e continuar respeitando as medidas sanitárias para o país passar a classificar a doença como endêmica. “É necessário cuidado para considerar o país apandemico”, ressalta Raquel Muarrek.