terça-feira 30 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Covid-19: Novo colapso de oxigênio agora pode ocorrer no Pará
terça-feira 19 de janeiro de 2021 às 08:29h

Covid-19: Novo colapso de oxigênio agora pode ocorrer no Pará

NOTÍCIAS


Ao menos seis municípios da região Oeste do Pará se aproximam do colapso no sistema de saúde com os estoques de oxigênio no fim. Desde a semana passada, Manaus vive uma crise sem precedentes pela falta no insumo usado no tratamento de pacientes contra a Covid-19.

De acordo com o “Correio Braziliense”, a situação mais grave é no município de Faro, onde pacientes revezam um cilindro de oxigênio existente no hospital da cidade. Moradores do local relatam o desespero de familiares dos doentes e profissionais de saúde.

A cidade fica na divisa com o Amazonas, e muitos moradores viajaram até Manaus no final do ano para encontrar parentes. A capital amazonense é uma das mais atingidas pela segunda onda da pandemia do novo coronavírus no país.

A crise da falta de oxigênio nos hospitais de Manaus levou inclusive o Supremo Tribunal Federal (STF) a cobrar medidas do governo de Jair Bolsonaro (sem partido). Dias antes do colapso, Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, esteve na cidade.

Em Faro, segundo apuração do “Correio”, moradores tentam chamar a atenção e mobilizar o governo para envio de oxigênio para a cidade. Paulo Carvalho (PSD), prefeito de Faro, afirmou que ao menos 40 pacientes estão internados com situação de grave comprometimento das funções respiratórias.

Para pior a situação, Manaus já tem registros da nova cepa do coronavírus que, segundo análises preliminares, pode ter uma capacidade de transmissão maior. O Reino Unido é um dos países mais afetados no planeta por essa variante mais poderosa do novo coronavírus.

O Governo do Pará intensificou a fiscalização em Santarém, Juruti, Terra Alta, Faro, Óbidos e Oriximiná, para evitar a entrada de moradores do Amazonas.

O temor é de que a epidemia se agrave, principalmente em razão da nova cepa. “Somos solidários com o povo do Amazonas, mas neste momento precisamos resguardar a vida da nossa população”, disse o secretário regional de Governo da região Oeste, Henderson Pinto, em visita à região no último domingo (17), de acordo com o site O Liberal.

Veja também

A receita da Previdência é sagrada; não dá para brincar, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (29) que o placar do Supremo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas