sábado 21 de dezembro de 2024
Foto: Ascom / PMC
Home / NOTÍCIAS / Costa de Camaçari oferece experiência única durante o verão
sábado 4 de janeiro de 2020 às 07:12h

Costa de Camaçari oferece experiência única durante o verão

NOTÍCIAS, RMS


O clima mais quente do ano, além de praticamente ser um convite às praias da Costa de Camaçari, também vem acompanhado de comemorações e festejos tradicionais da época. Seja na sede ou na Costa, o que não irá faltar para camaçarienses e turistas – que chegam pra curtir a melhor estação do ano -, é um calendário recheado de eventos, festas populares e lavagens.

Os 42 quilômetros de praias, distante apenas 38 quilômetros do aeroporto da capital baiana, são alguns dos números que tornam Camaçari uma boa opção para quem deseja aproveitar ao máximo o período. Além do mais, a rede hoteleira é um atrativo a mais. Os hotéis e pousadas estão em constante atualização para melhor receber os hóspedes que pretendem curtir os eventos de verão da cidade.

O ciclo de festas começou com a Lavagem de Areias, realizada nos dias 21 e 22 de dezembro. As festas que acontecem na cidade são realizadas pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Governo (Segov), por meio da Coordenação de Eventos, e demais secretarias do município.

Saiba mais sobre eventos e suas datas:

Janeiro:

Festa de Reis

Dia: 6 de janeiro

Locais: Barra do Pojuca e Cajazeiras de Abrantes

A festa de Reis dá boas vindas a temporada de eventos de 2020. Considerada como uma das mais tradicionais do catolicismo, o evento celebra a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus, após o seu nascimento, guiados por uma estrela no céu. O Reisado ou Folia de Reis, como também é popularmente conhecida, acontece em diversas regiões brasileiras de acordo com aspectos culturais locais. No município camaçariense, a festa é passada de geração em geração e conta com a participação de diversos grupos artísticos para apresentações culturais.

Lavagem Barra do Pojuca

Dias: 10 a 13/01

Realizada há mais de 100 anos, a lavagem de Barra do Pojuca abre o ciclo de lavagens que acontecerão no novo ano. Rendendo homenagens a São Francisco de Assis, fiéis seguem em procissão por um percurso de, aproximadamente, dois quilômetros, saindo da entrada do distrito em direção à Igreja Matriz, localizada na praça principal. Além do tradicional cortejo, a programação ainda inclui apresentações culturais e a festa profana com a apresentação de diversas bandas.

Lavagem Monte Gordo

Dias: 17 a 20/01

Também rendendo homenagens a São Francisco de Assis, Monte Gordo segue como manda a tradição. O percurso do cortejo religioso conta com três quilômetros até a Igreja Matriz, em frente à feirinha da localidade. Durante o trajeto, baianas, fanfarras, grupos de sopro e percussão acompanham fiéis e turistas que encaram a caminhada que exalta o padroeiro da localidade. Já a parte profana das comemorações será iniciada à noite, onde bandas locais e regionais se apresentam para moradores e turistas.

Lavagem Vila de Abrantes

Dias: 18 e 19/01

O festejo, que acontece em homenagem ao padroeiro do distrito, São Sebastião, é precedido por um tríduo, que é celebrado na Igreja do Divino Espírito Santo, localizada na Praça da Matriz. Já a parte profana acontece no espaço de eventos Fonte da Caixa, ao lado do campo Nery Nunes, conhecido como Tudão. A programação conta com diversos shows, além de desfile de bloco.

Lavagem Jauá

Dias: 24 a 27/01

Por fim, mas não menos importante, é a vez da comunidade de Jauá render homenagens ao protetor dos pescadores e da localidade, Bom Jesus dos Navegantes. Com percurso de aproximadamente três quilômetros, a concentração é feita na entrada de Jauá e segue sentido Rua Direta de Jauá, rumo à igreja católica, localizada nas proximidades da Lagoa do Papagaio. Durante o tradicional cortejo, baianas, fanfarras, grupos de sopro, percussão e de capoeira animam os devotos.

Fevereiro:

Festa de Yemanjá

Local: Arembepe

Dia: 2 de fevereiro

Ainda na madrugada, adeptos das religiões de matriz africana, turistas e devotos se juntam para reverenciar Yemanjá – a orixá mais conhecida e cultuada do país – através de oferendas e balaios. Toda a praia de Arembepe é tomada pelo azul e branco, cores tidas como favoritas da deusa africana. Baianas, grupos culturais e rodas de música que reverenciam Janaína, como ela também é conhecida, compõem a festa. No final da manhã, um cortejo de barcos leva os balaios cheios de flores e alfazema para alto mar.

Carnaval

Dias: 21, 22, 23, 24 e 25

Quem escolher passar os dias da folia momesca na Costa do município, irá se divertir desfrutando de diversas apresentações musicais. A festa acontece nas praças principais das localidades de Mutirão de Abrantes, Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba e Monte Gordo. Cerca de 40 atrações musicais, entre os ritmos: arrocha, música eletrônica, axé, pagode, samba, entre outros, fazem a alegria dos foliões que optam por um carnaval mais tranquilo, porém com a mesma qualidade da capital.

Março

Festival Arembepe

Dias: 20 a 23/03

Assim como as lavagens que acontecem no mês de janeiro, a festa em Arembepe, que é realizada há mais de 70 anos, também homenageia um santo católico: São Francisco de Assis. Após o rito, que conta com cortejo e lavagem de escadarias, começa a parte profana das comemorações. Diferente das outras localidades, o evento em Arembepe ganhou um novo conceito e se tornou um festival. A prefeitura aposta na contratação de artistas de estilos variados e com apresentações simultâneas, tanto da arena, quanto nos três palcos, que animam seu público durante os dias de festa. E, além das atrações, o festival ainda conta com desfile de mais de 20 blocos.

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!