O líder norte-coreano Kim Jong Un observou o teste de disparo de um “novo tipo de arma tática guiada” destinada a aumentar as capacidades nucleares do país, segundo a mídia estatal. As informações são da Reuters/AFP.
O relatório no início do domingo veio quando a Coreia do Sul e os Estados Unidos alertaram que Pyongyang poderia retomar em breve os testes nucleares e depois que Kim quebrou uma moratória autoimposta sobre testes de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) com um lançamento no mês passado.
A Agência Central de Notícias da Coreia disse que o último teste de armas “é de grande importância para melhorar drasticamente o poder de fogo das unidades de artilharia de longo alcance da linha de frente e aumentar a eficiência na operação de armas nucleares táticas”.
Ele não disse quando o teste ocorreu e não deu detalhes do míssil envolvido.
Kim, que orientou o teste, “deu instruções importantes sobre como aumentar ainda mais as capacidades de defesa e as forças de combate nuclear do país”, acrescentou.
Fotos veiculadas pelo jornal Rodong Sinmun mostraram um Kim sorridente – cercado por oficiais uniformizados – aplaudindo enquanto observava o que dizia ser o teste de disparo da arma.
Os militares da Coreia do Sul confirmaram o lançamento de armas, dizendo na manhã de domingo que detectaram dois projéteis lançados da costa leste do Norte em direção ao mar na noite de sábado.
Os projéteis voaram cerca de 110 quilômetros com um apogeu de 25 km e uma velocidade máxima abaixo de Mach 4, disse.
Ankit Panda, membro sênior do Carnegie Endowment for International Peace, com sede nos EUA, disse que a arma era provavelmente um míssil balístico de curto alcance e o primeiro sistema de lançamento de armas nucleares táticas do Norte.
“Este teste de um sistema tático de entrega nuclear ocorre à medida que crescem os indicadores de trabalho reconstitutivo significativo no local de teste nuclear de Punggye-ri, na Coréia do Norte”, disse ele.