A Coreia do Norte disparou um projétil, que acredita-se ser um míssil balístico, na costa leste do país neste último domingo (14). Segundo autoridades sul-coreanas, imagina-se que o projétil seja de alcance intermediário, porém ainda não há informações sobre a distância precisa percorrida por ele.
De acordo com a guarda costeira do Japão, o suposto míssil caiu no mar. Dias antes, a Coreia do Norte já havia feito disparos de artilharia na fronteira marítima com a Coreia do Sul, que, por sua vez, já realiza exercícios em resposta ao ataque.
Na primeira sexta-feira do ano (5), a Coreia do Norte fez 200 disparos de artilharia, fazendo com que a Coreia do Sul emitisse alertas de emergência para as ilhas de Yeonpyeong e Baengnyeong, localizadas na região. Ao todo, sete mil pessoas foram orientadas a buscar abrigo. Já no sábado (6), de acordo com a Coreia do Sul, mais de 60 disparos foram feitos. No entanto, a Coreia do Norte disse ter apenas detonado explosivos em uma estratégia de engano.
A tensão entre os países está ainda mais acentuada desde novembro do ano passado, quando a Coreia do Norte lançou um satélite espião militar.