A Coreia do Norte lançou um míssil balístico em direção ao mar do Japão, segundo pronunciamentos neste domingo (17) das autoridades de defesa do Japão e da Coreia do Sul.
Não se sabe nem a potência a quantidade exata de armamentos que foram testados, já que nenhum dos governos entrou em maiores detalhes.
Segundo o Japão, porém, o míssil atingiu uma área a 370 km de distância do território da Coreia do Norte, o que preocupa a mídia internacional pelo alcance do armamento, mas não seria o bastante para classificá-lo como um míssil intercontinental, como se suspeitava que a Coreia do Norte faria para demonstrar poder balístico.
Acredita-se que o lançamento tenha sido feito para marcar o aniversário da morte do líder norte-coreano Kim Jong Il, pai do atual líder Kim Jong-un, falecido em 17 de dezembro de 2011.
Tensão entre as Coreias
Os testes deste tipo de míssil trazem maior carga de tensão à região, já que o lançamento do míssil ocorreu horas depois de um submarino nuclear dos Estados Unidos chegar à cidade sul-coreana de Busan, também neste domingo.
A tensão já vinha crescendo desde novembro, quando a Coreia do Norte disse que romperia o tratado de 2018, que diminuiu a quantidade de militares na fronteira com o Sul.
No sábado (16), o caldo voltou a esquentar quando o governo americano alertou Pyongyang de que qualquer ataque nuclear feito pelo regime, como a administração de Kim Jong-un tem sugerido querer fazer, significaria “o fim norte-coreano”.