terça-feira 19 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Convocado por Lula, embaixador em Israel deve chegar nesta quarta ao Brasil
quarta-feira 21 de fevereiro de 2024 às 07:32h

Convocado por Lula, embaixador em Israel deve chegar nesta quarta ao Brasil

MUNDO, NOTÍCIAS


O Ministério das Relações Exteriores informou que o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, deve chegar nesta quarta-feira (21) ao Brasil.

Com isso, o diplomata Fábio Moreira Farias passará a ser o encarregado de negócios do país em Tel Aviv – o que, na prática, o colocará na chefia interina da representação.

Frederico Meyer foi chamado para consultas pelo presidente Lula. A medida é excepcional e, na linguagem diplomática, representa uma forma de o Brasil demonstrar insatisfação a Israel.

Ao menos dois episódios motivaram a medida adotada pelo Brasil: o presidente Lula ter sido declarado “persona non grata”, e o tratamento dado pelo chanceler israelense, Israel Katz, a Meyer.

A crise entre Brasil e Israel começou no domingo (18), quando Lula comparou a situação na Faixa de Gaza ao Holocausto. Ainda no domingo, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que o brasileiro havia cruzado a “linha vermelha”.

Um dia depois, na segunda (19), Frederico Meyer foi levado por Israel Katz ao Museu do Holocausto, o que foi visto por diplomatas brasileiros como uma forma de “humilhar” o diplomata e, consequentemente, o próprio Brasil.

Informações do domingo davam conta de que, diante da crise entre Brasil e Israel, Meyer se reuniria com Katz na sede do Ministério das Relações Exteriores de Israel. A programação, porém, mudou, e Meyer foi levado ao museu.

Além disso, Katz informou que o governo de Israel passou a considerar Lula “persona non grata”, ou seja, uma pessoa indesejável no país, até que o presidente brasileiro se desculpasse – o que diplomatas defendem que não aconteça.

Diante disso, o Itamaraty divulgou um comunicado no qual informou que, em razão da “gravidade” do cenário, Frederico Meyer foi chamado para consultas.

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, foi chamado a uma reunião com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, ainda na segunda.

Veja também

Senado derruba possibilidade de bloqueio de emendas, por 47 votos a 14

O Senado aprovou uma alteração no projeto de lei complementar das emendas parlamentares para retirar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!