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domingo 14 de janeiro de 2024 às 08:30h

Construção de ponte vai beneficiar 80 mil pessoas entre dois estados nordestinos

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O alívio no bolso e a economia de tempo esperados diariamente pelo funcionário de supermercado Maicon Douglas e por cerca de 80 mil pessoas da região do Baixo São Francisco começaram a virar realidade neste último sábado (13) com a assinatura da ordem de serviço que permite o início da construção da ponte que ligará as cidades de Penedo, em Alagoas, e Neópolis, em Sergipe, na rodovia BR-349/AL/SE.

“Conversei há pouco com o pessoal da empresa e uma informação relevante: em 60 dias já começaremos a bater as estacas da obra para fazer a ponte para o povo dessa região”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho, após a assinatura da ordem de serviço em Penedo. “Já está na cabeça de todo mundo que essa ponte significa desenvolvimento. Essa ponte cai fazer com que Penedo e Neópolis deixem de ser cidades de fim de linha e passem a voltar a ser rota de desenvolvimento de Alagoas, de Sergipe e de todo o Nordeste brasileiro”, completou.

Como será a obra?

• A ponte receberá um investimento de R$ 203 milhões, que serão usados para construção de acessos, calçadas e ciclovias, entre outras benfeitorias;
• Sua extensão será de 1,08 quilômetro, além de 12,25 quilômetros de acessos;
• A estrutura terá 21,1m de largura, comportando calçada e ciclovias;
• Vão central com 300 metros para viabilizar a navegação;
• Cerca de 80 mil moradores serão beneficiados com o empreendimento;
• O projeto está em sintonia com os programas que visam a melhoria da qualidade ambiental do rio São Francisco;
• A empresa escolhida para realizar o empreendimento vai finalizar o projeto executivo da ponte e depois iniciar as obras.

“Há seis anos eu enfrento essa batalha. Às vezes a balsa demora, a lancha não vem, aí chego atrasado no trabalho. Além de gastar mais de R$ 200 por mês com esse transporte. Fica apertado para a gente. Todos esperam por essa ponte que agora vai sair, se Deus quiser”, disse Maicon, de 31 anos. Atualmente, a travessia entre as duas cidades é feita de hora em hora e custa R$ 36 para carros pequenos e R$ 5 para pedestres.

Assista:

A travessia, que hoje dura cerca de 15 minutos por balsa, com a ponte será feita em menos de dois minutos, considerando uma velocidade de 60km/hora. Além de melhorar a conectividade entre as cidades localizadas no Baixo São Francisco, a obra já impacta positivamente o turismo da região.

“A mera notícia de que a ponte vai sair já movimenta todo o setor privado. Novos hotéis encaminharam projetos à Prefeitura para dar início à construção. Penedo espera duplicar o número de leitos em um prazo de até 5 anos. Isso impacta tanto a economia formal quanto a informal”, disse o secretário de Turismo de Penedo, Jair Galvão.

Além do ministro dos Transportes, participaram do evento os governadores de Alagoas, Paulo Dantas; e de Sergipe, Fábio Mitidieri; os prefeitos de Neópolis, Célio de Zequinha; e de Penedo, Ronaldo Lopes; o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão; o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Marcio Macedo; entre outras autoridades e lideranças políticas.

Ganhos socioeconômicos

Penedo, com 58.650 habitantes, e Neópolis, com 16.426 moradores, estão entre as cidades do trecho chamado de Baixo São Francisco, que corta os estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Bahia. Considerado um rio de integração nacional, o São Francisco é um dos principais vetores de desenvolvimento, principalmente do Nordeste do país.

Renato Peixoto é diretor de uma indústria têxtil que fica em Neópolis. Ele já calcula o quanto a empresa irá lucrar com a implantação da ponte. “Vai facilitar o escoamento de mercadorias, não haverá um horário específico para atravessar, não teremos o custo da travessia, que encarece o frete e, consequentemente, o produto final”, afirmou.

DNIT assina ordem de início dos serviços para execução da ponte entre os municípios de Penedo (AL) e Neópolis (SE)

DNIT assina ordem de início dos serviços para execução da ponte entre os municípios de Penedo (AL) e Neópolis (SE)
DNIT assina ordem de início dos serviços para execução da ponte entre os municípios de Penedo (AL) e Neópolis (SE) – Foto: Divulgação

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinou neste sábado (13), a ordem de serviço que vai permitir a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia e posterior execução das obras de construção da ponte sobre o rio São Francisco – ligando os municípios de Penedo, em Alagoas, e Neópolis, em Sergipe, na rodovia BR-349/AL/SE.

O documento foi assinado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho; pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; pelo governador de Alagoas, Paulo Dantas; pelo governador de Sergipe, Fábio Mitidieri; pelo prefeito de Neópolis, Célio de Zequinha; pelo prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes e pelo diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão.

A solenidade de assinatura, que aconteceu no Largo de São Gonçalo, localizado no Centro Histórico do município de Penedo, em Alagoas, contou também com presença do Secretário Executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro; do Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão; do diretor-executivo do DNIT, Carlos Barros e dos superintendentes Regionais de Alagoas e Sergipe, André Paes e Halpher Luiggi, respectivamente e ainda a presença de Fernando Farias, senador por Alagoas e de outros parlamentares dos dois estados.

A ponte será construída entre as sedes municipais de Penedo, no estado de Alagoas, e de Neópolis, no estado de Sergipe, onde estes têm como divisor o rio São Francisco.

Atualmente o acesso até Neópolis, a partir de Aracaju, pode ser efetuado tanto pelo interior, pelas BR-101/BR-335, em percurso de cerca de 120 quilômetros, como também pelo litoral, tomando a SE-100, em um percurso de cerca de 110 quilômetros. A partir de Maceió/AL, o acesso até Penedo tem o menor percurso (cerca de 170 quilômetros de extensão), pelas rodovias BR-101 e AL-105.

O trecho a ser projetado deverá receber influências de alguns polos geradores de tráfego, bem como das vias existentes na localidade (tráfego local) e de algumas rodovias cujo tráfego poderá ser desviado para a nova ponte. É importante destacar que atualmente a travessia é feita, muitas vezes, por meio de balsas.

O empreendimento – A ponte será construída sobre o rio São Francisco, bem como as interseções e segmentos rodoviários complementares, interligando a rodovia SE-335, em Neópolis, à AL-225, em Penedo. A estrutura terá uma extensão estimada em 1,18 quilômetros, 18 metros de largura e um trecho central em balanço sucessivo de 300 metros com vãos laterais de 75 metros e vão central de 150 metros.

Benefícios – O meio socioeconômico da área de influência do empreendimento certamente será alterado com a implantação da ponte na BR-349/AL, tendo reflexos diretos na economia regional e na qualidade de vida de seus habitantes. Com a construção da ponte, os cidadãos poderão usufruir dos seguintes benefícios: Redução do tempo de viagens e aumento das condições de segurança de usuários da rodovia e da população local; Facilitação do acesso das populações locais aos serviços sociais (educação, saúde etc.); Melhoria das condições de escoamento dos produtos locais e impactos positivos no incremento e competitividade da economia regional; Redução dos custos operacionais dos veículos, com impactos positivos no preço dos fretes e das tarifas pagas pelos usuários; Incremento das atividades econômicas e consequentemente, aumento dos recursos tributários arrecadados nos municípios da área de influência.

A nova estrutura representará um impulso de desenvolvimento entre Alagoas e Sergipe e permitirá maior segurança no deslocamento dos milhares de habitantes existentes nas duas regiões, uma vez que o rio São Francisco representa um indutor histórico da região e a ligação rodoviária entre as duas cidades permitirá a continuidade desse desenvolvimento.

A obra demandará investimentos de aproximadamente R$ 203 milhões e terá como consequência um estímulo à economia local, diversificando também os serviços ligados ao turismo. O prazo estimado para execução dos projetos e das obras é de 36 meses.

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