O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) encaminhou uma denúncia ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acusando o deputado estadual Marcell Moraes (PSDB) de usar politicamente animais em campanhas de vacinação irregulares e prejudiciais para os bichos.
Entre as irregularidades apontadas pelo CRMV, as campanhas organizadas pelo deputado não respeitariam princípios básicos de transporte e armazenamento das vacinas, que precisam, segundo o conselho, de uma temperatura apropriada para terem validade, mas são guardadas nas ações em isopores. A organização também lembra que a regulamentação da profissão impede aplicação de vacinas fora de clínicas ou locais autorizados.
Segundo a presidente do CRMV, a médica Ana Elízia Almeida, outro fator preocupa também o conselho: o deputado não estaria alocando veterinários para fazerem as aplicações, algo que é obrigatório no exercício da profissão. “As campanhas são feitas sem autorização da vigilância sanitária e sem veterinários nas aplicações. Em Salvador, a vacina foi aplicada por um rapaz que entrega documentos de Marcell para a gente no conselho. Quando o vimos em uma das campanhas, o rapaz fugiu da gente”, contou a presidente. “O deputado pode até querer ajudar, mas ele só atrapalha com esse tipo de ação”, exclamou.