segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / JUSTIÇA / Conselheiros do TCM da Bahia acatam denúncia contra prefeito de Souto Soares
terça-feira 5 de dezembro de 2023 às 19:31h

Conselheiros do TCM da Bahia acatam denúncia contra prefeito de Souto Soares

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, na primeira sessão plenária de dezembro, realizada nesta terça-feira (5), acataram denúncia movida contra o prefeito de Souto Soares, André Luiz Sampaio Cardoso, em razão de irregularidades na contratação de serviços médicos – por inexigibilidade de licitação – no exercício de 2017.

A contratação – no valor de R$33.542,43 – tinha como objetivo a “prestação de serviço de médico clínico geral para realização de procedimentos na municipalidade”. O conselheiro Fernando Vita, relator do processo, determinou que seja formulada representação ao Ministério Público Estadual, para apuração de eventual ato de improbidade administrativa. Ainda foi aplicada multa no valor de R$3 mil ao gestor.

Conta o denunciante, Josemário da Silva Lopes, cidadão do município de Souto Soares, que a contratação direta da pessoa física Luiz Alberto Barbosa de Sousa Junior – através da inexigibilidade de licitação n°145/2017 – ofende dispostos da Lei de Licitações, por não se encaixar nas hipóteses previstas na modalidade escolhida, vez que não restou caracterizada a singularidade do objeto e a notória especialização da contratada.

Em seu voto, o conselheiro Fernando Vita afirmou que não há como se admitir essa contratação através de procedimento de inexigibilidade de licitação, ante a inexistência de fundamento legal. O conselheiro advertiu a administração municipal para que adote providências para o cumprimento dos dispostos na Constituição Federal e na Lei de Licitações. Ainda cabe recurso das decisões.

Veja também

Deputados têm reembolso recorde da Câmara por gastos particulares; confira o ranking

O valor usado por deputados federais para abastecer aviões particulares bateu o recorde neste ano. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!