Foi eleito nesta última quarta-feira (29) para presidir a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) no biênio 2024/2025, o ex-presidente do TCM-Rio, conselheiro Thiers Montebello. A eleição, que ocorreu durante a reunião da Abracom no III CITC, em Fortaleza, foi conduzida pelo atual presidente da associação, Joaquim de Castro (TCM-GO).
― Assumo mais uma vez esta responsabilidade com os tribunais de contas municipais em razão do incentivo dos colegas Luiz Antonio Guaraná, presidente do TCM-Rio e do CNPTC, Thiago Kwiatkowski Ribeiro e David Carlos Pereira Neto, também do TCM-Rio. Contei ainda com o apoio entusiasmado do conselheiro Francisco Netto, do TCM-BA, colega de longa data, que passa a nomear o Colar do Mérito instituído pela Abracom – disse Montebello.
Luiz Antônio Guaraná destacou que “a união dos tribunais é fundamental para o fortalecimento do sistema, e o Thiers Montebello é responsável pela notória qualificação do quadro de profissionais do TCM-Rio, tendo em vista o seu empenho desmedido para assegurar remuneração à altura da qualificação e pela realização de inúmeros concursos. Sua liderança é um modelo que seguimos”, concluiu.
Registrou ainda a importância dos conselheiros Nelson Pelegrino e Joaquim de Castro, que, segundo ele “foram fundamentais nesse processo que precedeu à eleição para a diretoria da Abracom, contribuindo para uma convivência equilibrada, onde prevaleça a união”.
A nova diretoria é composta por Nelson Pelegrino (TCM-BA), no cargo de vice-presidente executivo; Thiago Kwiatkowski Ribeiro (TCM-Rio), na vice-presidência de Políticas Institucionais; José Carlos Araújo (TCM-PA), vice-presidente de Controle Externo; e Joaquim de Castro (TCM-GO), vice-presidente de Relações Jurídico-Institucionais.
O conselho fiscal será composto pelos conselheiros Valcenôr Braz (TCM-GO), Sérgio Leão (TCM-PA) e Plínio Carneiro Filho (TCM-BA).
O conselheiro goiano Joaquim de Castro, que deixa a presidência da Abracom, apresentou a prestação de contas da gestão 2022/2023. E também um resumo do trabalho que realizou nos últimos dois anos, com o objetivo de aprimorar o trabalho realizado pelas Cortes de Contas Municipais.