segunda-feira 27 de maio de 2024
Imagem: Divulgação/Airchat
Home / CURIOSIDADES / Conheça o Airchat, rede social de áudio que virou moda no Vale do Silício
quinta-feira 18 de abril de 2024 às 11:33h

Conheça o Airchat, rede social de áudio que virou moda no Vale do Silício

CURIOSIDADES, NOTÍCIAS, REDES SOCIAIS


Um aplicativo que envolve uma combinação de notas de voz e publicações, semelhante o X (ex-Twitter), tem angariado cada vez mais usuários no Vale do Silício, local que abriga muitas start-ups e empresas globais de tecnologia.

Trata-se do Airchat, ainda limitado ao público por meio de convites. O aplicativo vem sendo aclamado nos círculos de tecnologia, principalmente na baía de São Francisco, onde fica localizado o Vale do Silício.

O Airchat foi criado pelos mesmos desenvolvedores do AngelList, Naval Ravikant, e pelo ex-diretor de produto do Tinder, Brian Norgard.

Como funciona o Airchat?

A rede social se assemelha um pouco ao feed do Twitter, com blocos de texto que, na verdade, são transcrições de notas de voz postadas pelos usuários e que qualquer usuário pode reproduzir. Assim como no X, as publicações podem ser curtidas ou repostadas.

À Bloomberg, um dos criadores ddo Airchat, Ravikant, afirmou que o objetivo do app não é colocar você a par do que as pessoas falaram enquanto você estava fora.

“Na verdade, é para ver o que está acontecendo ao seu redor neste momento”, indicou ele.

Recentemente, Ravikant concedeu uma entrevista diretamente pelo Airchat. Na ocasião, ele afirmou que gostaria de ter uma “festa na mão”.

“Quero poder pegar esse telefone e conversar com alguém interessante, encantador e engraçado quando quiser”, afirmou.

De acordo com a plataforma de análise digita Sensor Tower, o Airchat foi baixado mais de 45 mil vezes em todo o mundo desde o seu lançamento inicial, em meados de 2023.

Outros 30 mil downloads foram realizados quando o app foi relançado nos Estados Unidos, no início deste mês, iniciando o atual ciclo de entusiasmo com a ferramenta. Quase metade dos downloads foram feitos por usuários norte-americanos.

Só no Google Play, plataforma de downloads do gigante de buscas, constam mais de 10 mil downloads. A nota do Airchat dada pelos usuários na ferramenta do Google é de 3,5.

Ravikant afirmou, em uma mensagem postada na plataforma no último final de semana, que se juntou aos esforços de Norgard para cirar o aplicativo há um ano, se envolvendo de forma mais profunda no projeto alguns meses atrás.

O financiamento para o desenvolvimento do aplicativo de áudio veio de Ravikant, além do sócio-fundador da Accomplice, Jeff Fagnan, e do CEO da OpenAI, Sam Altman. No caso do último, Ravikant confessou que Altman ofereceu um “cheque às cegas”.

Airchat x Clubhouse

Você já usou o Clubhouse? Pois é com ele que o Airchat se assemelha. O Clubhouse bombou durante a pandemia mas, desde então, foi se enfraquecendo. No ano passado, o Clubhouse reduziu sua equipe pela metade e alterou sua estratégia de salas de bate-bapo para se tornar um serviços de mensagens.

Na última terça-feira, 16, a Apple Store, loja de aplicativos da Apple, classificou o Airchat na 29ª posição entre os aplicativos de redes sociais mais baixados na plataforma.

Airchat ainda em fase beta?
O funcionamento do Airchat ainda pode parecer confuso para o usuário. Um exemplo ocorre quando o usuário pula em uma conversa aleatória na metade do caminho. Indagado sobre o fato dos usuários acharem isso caótico à medida que o aplicativo ganha mais usuários, Ravikant afirmou que o objetivo do Airchat não é, necessariamente, atrair um grande número de seguidores.

“[O objetivo] é deixar as pessoas encontrarem quem elas querem conversar”, complementou.

Veja também

Deputado Angelo Coronel Filho saúda povo do município de Irará pelo aniversário de 182 anos de emancipação

Nesta segunda-feira (27), o município de Irará festeja o aniversário de 182 anos de emancipação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas