sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / Conheça Fernando Haddad, candidato do PT à Presidência

Conheça Fernando Haddad, candidato do PT à Presidência

Foto: Reprodução
domingo 28 de outubro de 2018 às 10:09h

Ministro da Educação entre os anos de 2005 e 2012 e prefeito de São Paulo, a maior cidade do país, entre 2013 e 2016, Fernando Haddad, foi oficializado com candidato à Presidência pelo PT (Partido dos Trabalhadores) após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser declarado inelegível pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Preferido por 31.361.591 brasileiros no primeiro turno, Haddad tenta hoje reverter a diferença de mais de 18 milhões de votos em relação a Jair Bolsonaro (PSL), que foi escolhido por 49 milhões de eleitores.

Nascido em São Paulo (SP) no dia 25 de janeiro de 1963, Haddad é formado em direito, tem mestrado em economia e doutorado em filosofia. Atualmente, é professor do Departamento de Ciência Política da USP (Universidade de São Paulo).

Filho do imigrante libanês Khalil Haddad e da filha de libaneses Norma Teresa Goussain, o candidato à Presidência pelo PT é casado com Ana Estela Haddad desde 1988, com quem tem dois filhos: Frederico Haddad e Ana Carolina Haddad.

Carreira política

A trajetória política de Haddad teve início durante sua formação acadêmica, quando se filiou ao Partido dos Trabalhadores no ano de 1983. No ano de 2005, o petista ocupou a vaga de Tarso Genro à frente do Ministério da Educação, permaneceu no cargo até 2012, quando deixou o posto para disputar a prefeitura de São Paulo.

Durante os quatro anos em que comandou a cidade de São Paulo, Fernando Haddad sofreu com a baixa aprovação desde o primeiro ano de mandato. Ele dentro e fora do PT devido à “prioridade” dada pela gestão ao centro expandido da capital paulista.

Em 2016, Haddad tentou se reeleger ao cargo, mas a rejeição por quase 45% dos eleitores paulistanos obteve apenas 16,7% dos votos válidos, ficou em segundo lugar na disputa e viu o tucano João Doria se eleger no primeiro turno. Desde 1992, o PT nunca havia ficado de fora da disputa do segundo turno na capital paulista.

Como já havia retornado às salas de aula em 2015, Haddad seguiu com a carreira professor até ser convidado pelo PT para compor a chapa presidencial com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas Eleições 2018. Com a impugnação da candidatura de Lula, Haddad ganhou o aval para assumir a chapa e terá Manuela d’Ávila como vice da chapa.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!