A edição 2023 do ranking QS Best Student Cities, elaborado pela consultoria britânica QS e publicado por Aryel Fernandes da revista IstoÉ, elegeu Londres, na Inglaterra, como melhor cidade para estudantes internacionais. A cada ano, consultoria cria o ranking considerando uma série de fatores, incluindo acessibilidade, conveniência e as opiniões dos alunos atuais.
Este ano, dos 110 municípios investigados, 58 melhoraram de posição, seis permaneceram estáveis e 46 recuaram. Londres voltou a primeira colocação com a alta concentração de universidades de classe mundial na cidade.
Para Ben Sowter, vice-presidente sênior da QS, “com duas das dez melhores universidades do mundo situadas em Londres, ela continua sendo um centro educacional líder mundial. Preocupantemente, as cidades estão se tornando menos acessíveis para os alunos pelas medidas da QS, com um declínio de pouco menos de 90% em nossa métrica de acessibilidade”.
Entre as cidades brasileiras, São Paulo (SP) ficou em 83º lugar na lista e o Rio de Janeiro (RJ) apareceu pela primeira vez na publicação, em 121º. A cidade mais favorável para os estudantes na América Latina é Buenos Aires, na Argentina, que ocupa a 23ª posição.
Seul, na Coreia do Sul, e Munique, na Alemanha, estão juntos em segundo lugar este ano, ambos recebendo uma pontuação de 95,1. Munique se destacou este ano por sua pontuação no indicador da experiência geral do aluno).
Enquanto Berlim caiu uma posição – mudando com Melbourne para ficar em sexto lugar este ano – seu apelo como destino de estudo no exterior continua forte. Este ano, Edimburgo entrou no top 10 do mundo, subindo de 12º para 10º e recebendo uma pontuação alta de 97,4.
Confira o top 10:
Londres, Reino Unido
Munique, Alemanha
Seul, Coreia do Sul
Zurique, Suíça
Melbourne, Austrália
Berlim, Alemanha
Tóquio, Japão
Paris, França
Sydney, Austrália
Edimburgo, Reino Unido