A Ducati anunciou que a nova Panigale V4 R está no Brasil. A versão foi lançada no final de 2022, e a marca italiana acaba de anunciar que duas unidades desta edição especial estão disponíveis para o mercado brasileiro, cada uma ao preço de R$ 690.000.
Essa moto é uma versão da esportiva italiana que tem as especificações ainda mais próximas da motocicleta usada por Alvaro Bautista no WorldSBK e tiragem limitada e numerada, embora a Ducati não tenha revelado quantas foram produzidas.
A missão de empurrá-la fica a cargo do motor Desmosedici Stradale R de 998 cm³, propulsor já em conformidade com a norma Euro-5 e capaz de alcançar 16.500 em 6ª marcha, podendo registrar 240,5 cv com a combinação do escapamento de competição e do lubrificante desenvolvido especialmente pela Shell para o modelo, reduzindo o atrito das peças e aprimorando sua performance.
A título de comparação, a geração anterior da Panigale V4 R que foi vendida no Brasil em 2019 entregava 221 cv de potência a 15.250 rpm – ou 234 cv a 15.500 rpm com o escape completo da Akrapovič. E para aprimorar o desempenho da nova versão, o motor recebeu soluções como árvores de cames de entrada com elevação de válvulas mais altas, coletores de admissão curtos com comprimento mais curto, saia de pistão com tratamento DLC, entre outras.
Já na eletrônica, a Panigale V4 R dispõe de recursos como comando de aceleração derivada de corrida, nova estratégia de modo de alta e média potência, software EVO 2 de controle de freio motor (EBC), nova estratégia Ducati Quick Shift (DQS), modo de informação EVO de pista, sinal de mudança de marcha por meio de luz de aviso LED verde externa.
O chassi, por sua vez, incorpora garfo Öhlins NPX 25/30 com curso mais longo, novo amortecedor Öhlins TTX36 (maior distância entre eixos nominal, mola de menor rigidez), posição de pivô atualizada e ajustador hidráulico de pré-carga Öhlins.
As duas unidades da Panigale V4 R ficam disponíveis para reserva nas concessionárias Ducati até dia 30 de outubro, com entrega programada para novembro. Definitivamente é uma máquina para poucos.