sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / Congresso pode estender mandatos dos atuais prefeitos e vereadores para 6 anos
segunda-feira 6 de maio de 2019 às 14:36h

Congresso pode estender mandatos dos atuais prefeitos e vereadores para 6 anos

POLÍTICA


A proposta de ampliar em dois anos o mandato dos atuais prefeitos e vereadores em todo o país deve gerar intensa polêmica entre deputados

Atualmente, há no Brasil eleições de dois em dois anos. Em uma se elege presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, como ocorreu em 2018. No outro pleito, são escolhidos os prefeitos e os vereadores de todos mais de cinco mil municípios brasileiros.

Mas o senador baiano Angelo Coronel (PSD), voltou a comentar nesta segunda-feira (6) sobre a possibilidade de ampliar o tempo de mandato desses prefeitos e vereadores para seis anos.

Coronel afirmou que começará a recolher assinaturas de colegas na Câmara para apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que possibilite estender por dois anos os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores do país. O objetivo do parlamentar é unificar as eleições para todos os cargos em 2022.

Em discurso no encontro estadual do PSD, Coronel alegou que a medida economizaria recursos públicos. O ex-presidente da Assembleia legislativa avaliou, entretanto, considerar difícil a aprovação da proposta.

Não é a primeira vez que os mandatos de prefeitos e vereadores são cogitados para serem ampliados. Nos anos 1980, exatamente para que fosse garantido o fatiamento das eleições de dois em dois anos, o mandato de prefeitos e vereadores eleitos em 1982 – que terminariam no fim de 1986, foram prorrogados até 1988, para coincidir com o mandato dos prefeitos de capitais, que haviam sido eleitos de forma direta, pela primeira vez, em 1985.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!