quinta-feira 26 de dezembro de 2024
Foto: Roque de Sa/Agencia Senado
Home / DESTAQUE / Congresso organiza nova ofensiva e vai ouvir mais sete ministros esta semana
terça-feira 23 de maio de 2023 às 08:45h

Congresso organiza nova ofensiva e vai ouvir mais sete ministros esta semana

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Sete ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) serão ouvidos por comissões do Congresso nesta semana. Cinco deles serão interrogados na Câmara, na próxima quarta-feira, enquanto outros dois prestarão esclarecimentos no Senado, entre terça e quarta. Entre os convocados estão a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em meio à queda de braço travada entre os dois pelo plano da Petrobras de exploração de petróleo na Foz do Amazonas.

Marina e Silveira devem prestar esclarecimentos ao mesmo tempo para diferentes comissões, já que ele estará na quarta, às 9h, em sessão da Comissão de Minas e Energia do Senado, enquanto Marina irá comparecer à Comissão de Meio Ambiente da Câmara, que fica a poucos metros dali, às 10h.

Nesta terça, apenas o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, será ouvido, às 9h, pela Comissão de Ciência e Tecnologia.

Quem também vai prestar esclarecimentos é o general Marcos Antônio Amaro dos Santos, ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), que irá depor à Comissão de Segurança Pública. Ele deverá prestar explicações sobre os ataques golpistas de 8 de janeiro.

Apesar de ter sido empossado no começo deste mês, Amaro será questionado sobre os vídeos que mostram o então ministro Gonçalves Dias sem dar voz de prisão aos manifestantes extremistas que invadiram o Palácio do Planalto em 8 de janeiro. O depoimento dele será às 14h de quarta-feira.

No mesmo horário, outros dois ministros estarão depondo à Câmara: a Comissão de Defesa da Pessoa Idosa ouvirá o ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, enquanto as comissões de Comunicação, de Fiscalização Financeira e de Controle interrogarão, juntas, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

A quarta-feira na Câmara, entretanto, terá os trabalhos iniciados às 9h, quando a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional vai ouvir interrogar o Ministro de Estado das Relações Exteriores, Mauro Luiz Lecker Vieira.

Veja também

Contratada da BYD nega ‘condições análogas à escravidão’ e diz que ‘há mal-entendidos na tradução’

O Jinjiang Group, uma contratada da fabricante chinesa de veículos elétricos BYD, disse nesta quinta-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!